quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Festival de Sundance começa em clima de recessão

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u490302.shtml

A 25a edição do Festival de Cinema Independente de Sundance começa nesta quinta-feira com mais de cem filmes programados e em clima de austeridade devido à crise econômica. Durante dez dias, será celebrado um cinema que, em tese, está à margem da grande indústria. 
No total, 118 filmes, de ficção ou documentário, integram o programa desta edição do festival fundado por Robert Redford. De todas as obras, 64 estarão em competição, divididas em quatro categorias: ficção americana, documentário americano, ficção internacional e documentário internacional. 
Com a crise econômica como pano de fundo nos Estados Unidos, os organizadores esperam um festival mais sóbrio no que diz respeito às festas que diretores, atores e executivos dos estúdios fazem nesta área cercada de neve, que tem um clima mais "cool" e relaxado que os eventos habituais de Hollywood. Como em todos os anos, o evento será realizado em uma região montanhosa de Park City, em Utah. 
Vários estúdios reduziram ao mínimo as atividades que organizam à margem do festival de Sundance em Park City. Com as dificuldades econômicas não se descarta uma redução do número de espectadores, o que não representa um grande problema para Robert Redford, conforme afirmou ao jornal local "Salt Lake Tribune". 
"Não ficaria chateado com menos pessoas. O que me interessa é saber quais filmes serão exibidos e o que representam", disse o ator. 
Destaques 
Entre a diversidade dos temas abordados nos filmes deste ano, foram selecionados documentários e ficções que vão desde o estilo de barbearias dos negros americanos aos desastres ambientais na Amazônia, passando por uma crônica do grupo dos anos 60 The Doors. 
"Os filmes deste ano não respondem a apenas uma definição. Pelo contrário, temos uma mescla de gêneros, um cruzamento de fronteiras, de gerações, socioeconômicas e de gostos", afirma o diretor do festival, Geoffrey Gilmore. 
A produção espanhola "Carmo", com os brasileiros Mariana Loureiro, Seu Jorge e Márcio Garcia, será exibido na competição internacional. Outro destaque é o documentário "Sergio", que conta a história do carismático alto representante das Nações Unidas brasileiro Sergio Vieira de Mello, que morreu em um atentado com carro-bomba no prédio da ONU em Bagdá em 2003. 
Nos últimos anos o festival ganhou popularidade entre produtores e executivos dos grandes estúdios de Hollywood, que atualmente contam, em sua maioria, com uma divisão especial para produzir filmes de pequenos orçamentos.

Nenhum comentário: