terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Morre o compositor libanês Mansour Rahbani


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u489476.shtml

O músico e compositor libanês Mansour Rahbani, uma celebridade no mundo árabe, morreu nesta terça-feira, aos 83 anos de idade em consequência de uma pneumonia, informou à France Presse a direção do hospital onde ele havia sido internado.
Mansour Rahbani era irmão de Assi Rahbani, marido da diva libanesa Fairuz, para quem compuseram inúmeros poemas e canções. 
Mansour e Assi, conhecidos como os "irmãos Rahbani", escreveram também várias peças musicais, entre elas "Petra" e "Biyaa el Khawatem" ("O Vendedor de Anéis"), adaptada para o cinema pelo diretor egípcio Youssef Chahine. 
Após a morte de Assi Rahbani, em 1986, Mansour continuou a compor, entre outras, peças como "Le retour du Phénix" ("O retorno do Fênix", em tradução livre), que está sendo apresentada atualmente no Líbano. 
Os irmãos Rahbani se inspiraram muito em temas sobre a vida da cidade, amor e patriotismo. 
A fama da dupla ultrapassou as fronteiras do mundo árabe e alcançou os Estados Unidos. Em 1971, se apresentaram no Carnegie Hall de Nova York, que teve bilhetes esgotados. 
Para o poeta e jornalista Akl Awit, "Assi e Mansour adaptaram a música árabe e libanesa ao mundo moderno". 
Os irmãos Rahbani tiveram uma infância pobre antes de conhecer a glória. O pai tocava oud, um instrumento de música tradicional árabe, em cafés, para atender as necessidades da família, segundo biografia escrita sobre os Irmãos Rahbani pelo poeta libanês Henri Zougheib.

Nenhum comentário: