quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Presidente da UNE questionará Lula sobre cota da meia-entrada

Lúcia Stumpf, presidente da UNE, irá se reunir amanhã com presidente LulaFonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u489423.shtml

O projeto que fixa a cota de 40% para a venda de ingressos de meia-entrada no Brasil será questionado pela presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, durante uma reunião que terá amanhã (14) com o presidente Lula.
"Nós não vamos pedir o veto ao projeto, mas sim reafirmar a nossa posição contrária", declarou a presidente do órgão, que se encontrará com Lula às 16h nesta quarta-feira. 
Segundo ela, a meia-entrada é um direito assegurado e conquistado pelos estudantes brasileiros. 
Se for aprovada, a cota de 40% valerá para espetáculos, salas de cinema e eventos esportivos, além de museus e circos. 
"Nós vamos reafirmar nossa opinião de que não deve haver restrições à venda da meia-entrada", continuou. 
A proposta que limita a venda da meia-entrada a 40% do total dos ingressos foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura do Senado no fim do ano passado, e está em tramitação na Câmara. Caso o texto seja modificado, ele retornará ao Senado. 
Tiro no pé 
Em dezembro de 2008, a medida recebeu o apoio dos atores Paulo Goulart, Irene Ravache, Arlete Salles, Júlia Lemmertz, Marcelo Serrado, Christiane Torloni e Heloisa Perissé, e o cantor Frejat. 
Artistas e produtores culturais afirmam que da maneira como a venda de meia-estrada está articulada, há risco de que a produção de filmes e espetáculos teatrais seja reduzida. 
"Os artistas estão dando tiro no próprio pé", manifestou a presidente da UNE. "É preciso investir no jovem para formar uma plateia que busca espetáculos culturais". 
Stumpf vê no combate à falsificação das carteirinhas de estudante uma saída tanto para artistas quanto estudantes. 
"Se somente estudantes de cursos regulares tiverem acesso à meia-entrada, a busca por ela irá diminuir", ponderou. 
Para a classe artística, a fixação da cota de meia-entrada fará com o preço dos ingressos diminuam.

Nenhum comentário: