domingo, 18 de janeiro de 2009

"Slumdog Millionaire" é líder em indicações ao Bafta

Fonte: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE50E05P20090115

LONDRES (Reuters) - O drama indiano feito com orçamento pequeno "Slumdog Millionaire" recebeu 11 indicações aos prêmios britânicos Bafta na quinta-feira. O filme já foi o vencedor dos Globos de Ouro, e as indicações ao Bafta aumentam suas chances de Oscar, em fevereiro.
"Slumdog Millionaire" empatou em número de indicações com o "O Curioso Caso de Benjamin Button", estrelado por Brad Pitt, e foi seguido pelo blockbuster "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (nove indicações) e o drama "A Troca", de Clint Eastwood (oito).
"Frost/Nixon" recebeu seis indicações, "O Leitor", cinco, e "Na Mira do Chefe", "Milk - A Voz da Igualdade" e "Foi Apenas um Sonho", quatro cada, disseram os organizadores do Orange British Academy Film Awards.
Filme britânico sobre um jovem favelado de Mumbai que enriquece ao vencer um game show indiano na televisão, "Slumdog Millionaire" foi o maior vitorioso nos Globos de Ouro, este mês, quando recebeu quatro prêmios, incluindo o de melhor drama.
Nos Bafta, "Slumdog" foi indicado para melhor filme, e seu diretor, Danny Boyle - responsável pelo aclamado "Trainspotting", de 1996 - foi indicado para o troféu de melhor diretor.
Dev Patel, de 18 anos, concorre ao Bafta de melhor ator principal. Os Bafta serão entregues em Londres em 8 de fevereiro.
A cerimônia, que será transmitida ao vivo pela TV, será apresentada pelo polêmico Jonathan Ross, que recentemente foi suspenso da BBC sem vencimentos por ter participado de trotes feitos ao ator Andrew Sachs, incluindo telefonemas obscenos.
CURIOSO CONCORRENTE
"O Curioso Caso de Benjamin Button", no qual o personagem de Brad Pitt vai rejuvenescendo com o passar do tempo, também concorrerá aos Bafta de melhor filme e melhor diretor.
Pitt recebeu duas indicações ao Bafta: melhor ator, por "Benjamin Button", e melhor ator coadjuvante, por seu papel na comédia "Queime Depois de Ler", dos irmãos Ethan e Joel Coen.
O falecido Heath Ledger foi indicado na categoria melhor ator coadjuvante pelo papel do vilão Coringa em "O Cavaleiro das Trevas".
O ator australiano, que morreu no ano passado, aos 28 anos, de uma overdose acidental de remédios, venceu na mesma categoria nos Globos de Ouro e é o favorito de muitos palpiteiros para conquistar um Oscar.
Kate Winslet, duas vezes vencedora nos Globos de Ouro deste ano, concorre contra ela mesma na categoria melhor atriz, por "O Leitor" e "Foi Apenas um Sonho", e com Angelina Jolie, que faz uma mãe procurando desesperadamente seu filho em "A Troca".
Não é a primeira vez que Winslet recebe duas indicações no mesmo ano. Em 2005 ela foi indicada por "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" e "Em Busca da Terra do Nunca."
A imprensa britânica disse que as indicações ao Bafta destacam o ano forte do cinema britânico, e apostadores patriotas apontaram "Slumdog Millionaire" como favorito precoce para o Oscar de melhor filme.

Nenhum comentário: