terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"Slumdog" tentou captar vibração de Mumbai, diz diretor


Fonte: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE50J0JY20090120

MUMBAI (Reuters) - "Slumdog Millionaire" quis retratar a "ânsia de vida" que existe em Mumbai, disse na terça-feira o cineasta Danny Boyle, reagindo às críticas do que o filme teria glamorizado a pobreza da Índia.
Equipe e elenco do filme, candidato ao Oscar, voltaram na terça-feira à fervilhante capital financeira do país para divulgar o lançamento do filme na Índia.
"Slumdog", aclamado pela crítica, conta a história de um menino pobre que participa de um game show na TV.
"O que eu queria que as pessoas levassem do filme era (...) essa resistência das pessoas, que é de tirar o fôlego, e a alegria delas apesar das circunstâncias, essa ânsia de vida", disse o diretor britânico numa entrevista coletiva. "O que tentamos fazer no filme foi incluir o máximo possível da cidade."
Cerca de metade dos 17 milhões de habitantes de Mumbai vive nas ruas ou em favelas sem saneamento básico. Os becos de terra, o esgoto a céu aberto e os barracos de uma populosa favela da cidade são fielmente reproduzidos no filme, que neste mês conquistou o Globo de Ouro.
Mas alguns jornais e TVs da Índia criticaram Boyle por romantizar as favelas e mostrar a mendicância, a prostituição e a criminalidade como "exotismos indianos".
O filme provocou um debate sobre se a "pornopobreza" reforça os estereótipos ocidentais acerca da Índia.
"Se Slumdog projeta a Índia como uma nação suja e miserável do Terceiro Mundo e provoca dor e desgosto para nacionalistas e patriotas, que se saiba que uma miséria turva existe e prospera mesmo nas nações mais desenvolvidas, escreveu o ator de Bollywood Amitabh Bachchan, possivelmente o maior astro da Índia, nesta semana em seu blog (http://bigb.bigadda.com). "Slumdog Millionaire" será lançado no dia 23 na Índia, um dia depois da divulgação das indicações ao Oscar.Mas Boyle, autor do aclamado "Trainspotting" (1996), não se mostra muito ansioso com o prêmio. "Não se pode esperar realmente nada."

Nenhum comentário: