sábado, 17 de janeiro de 2009

Sátira teatral sobre caso Fritzl gera polêmica na Áustria

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u490896.shtml

Um dramaturgo de Viena causou polêmica no país ao anunciar que vai transformar em sátira teatral o caso de Josef Fritzl, o austríaco acusado de manter a própria filha presa durante 24 anos e ter sete filhos com ela. 
Chamada "Pension Fritzl" ("Pensão Fritzl"), a peça tem autoria e direção de Hubert Kramar e está programada para estrear dia 23 de fevereiro, poucas semanas antes do início do julgamento de Fritzl, agendado para o final de março. 
O tom satírico da peça de Kramar gerou polêmica no meio político e um deputado do partido nacionalista FPÖ chegou a reivindicar o fechamento do teatro. 
"Com seu espetáculo de mau gosto, Kramar quer impingir ao povo austríaco um grande e indescritível prejuízo no exterior", disse o deputado Gerald Ebinger em comunicado à imprensa. 
"Isso é um escândalo inacreditável, que urge por duras consequências", afirmou o político. 
Acerto de contas 
O anúncio de divulgação para a imprensa informa que a comédia apresentará não somente o "senhor Fritzl", como também o "Fritzl filho", a "Fritzl filha" e o "monstro Fritzlstein". 
O papel principal, de Fritzl, será interpretado pelo próprio diretor. Ele classifica a peça de uma "novela de porão" e promete, através dela, fazer uma crítica satírica ácida da sociedade austríaca e mostrar "tudo o que você sempre quis saber sobre os Fritzls". 
"[A peça] promete um acerto de contas com a sociedade austríaca e um reencontro com os austríacos mais famosos e amados", disse o diretor. 
Tudo indica que ele pretende usar circunstâncias reais, como o escandaloso caso de Fritzl, para fazer uma crítica social. 
Segundo a porta-voz da produção, Gabriele Mueller-Klomfar, a peça não se destina a "explorar" o caso Fritzl e sim "a criticar uma sociedade onde coisas como essas são possíveis'. 
Ela afirmou que mais esclarecimentos só serão possíveis quando o diretor retornar de férias.
"Ele está viajando e só dará declarações quando voltar, na próxima semana", disse a porta-voz à BBC Brasil. 
Artista performático, Kramar, de 50 anos, é conhecido por suas provocações. 
Há oito anos, ele ficou famoso por ser preso ao tentar entrar no tradicional baile da Ópera de Viena fantasiado de Adolf Hitler, num protesto contra a então participação do partido nacionalista FPÖ no governo austríaco.

Nenhum comentário: