quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Surpresas do Amor estréia dia 23 de janeiro nos Cinemas Brasileiros






Surpresas do Amor
(Four Christmases, 2009)
Estréia: 23/1/2009
País: EUA
Ano: 2009
Distribuidora: PlayArte
SINOPSE: Os pais dele são divorciados. Os dela também. Todos eles se casaram de novo. E como quatro famílias são demais para qualquer um, Brad (Vince Vaughn) e Kate (Reese Whiterspoon) sempre viajam nas férias de fim de ano. Só que desta vez todos os vôos foram cancelados e eles serão obrigados a encarar as tradicionais reuniões familiares. Imagine só a confusão que este jovem casal vai enfrentar para conseguir visitar (e levar os presentes) estas quatro casas diferentes durante o Natal. Trailer:

Ninguém gosta mais da época de festas do que Brad e Kate.
Todo dia 25 de dezembro, esse casal de São Francisco, que é muito feliz sem ser casado, embarca na tradição que compartilha desde que se conheceu – livrar-se de suas famílias malucas, fugindo para algum lugar exótico e ensolarado, para passar as férias.
Lá, bebericando margaritas junto à piscina, eles brindam à estação, sabendo que mais uma vez evitaram o caos e a explosão emocional de seus respectivos lares: pais divorciados, irmãos briguentos, crianças fora de controle e todos os ressentimentos e momentos constrangedores que são os marcos oficiais de todo Natal em família.
Mas não nesse ano...
Shorts e óculos de sol já estão nas malas. Brad (VINCE VAUGHN) e Kate (REESE WITHERSPOON) ficam presos no aeroporto de São Francisco, por um nevoeiro que causa o cancelamento da decolagem de todos os vôos. E ainda pior, eles são filmados por uma equipe local de noticiário, revelando seu paradeiro à cidade inteira... e às suas famílias. Sem terem como escapar, nem como dar uma desculpa, eles agora são esperados em casa, pelo pai de Brad.
E pela mãe de Kate.
E pela mãe de Brad.
E pelo pai de Kate
Quatro Natais em um dia.
Ao se prepararem para uma maratona de regresso aos lares, Brad e Kate esperam o pior – e é exatamente isso que acontece. Porém, conforme Brad faz sua contagem regressiva para a liberdade, Kate surpreendentemente se vê sintonizada em outra freqüência.
Ao fim do dia, cada um deles ganha uma nova perspectiva do lugar de onde veio... e para onde vai. Passar a conhecer a si mesmos e um ao outro como realmente são, finalmente dá a eles a chance de ter o amor com o qual eles só vinham brincando.
Vince Vaughn (Penetras Bons de Bico) e a ganhadora do Oscar® Reese Witherspoon (Johnny and June) lideram o elenco estelar da comédia romântica SURPRESAS DO AMOR. O filme também é estrelado pelo ganhador do Oscar®, Robert Duvall (A Força do Carinho), Jon Favreau (Separados Pelo Casamento), a ganhadora do Oscar® Mary Steenburgen (Melvin e Howard), e os vencedores do Prêmio Grammy, Dwight Yoakam e Tim McGraw, Kristin Chenoweth (Pushing Daisies) indicada ao Emmy, o vencedor do Oscar® Jon Voight (Amargo Regresso) e a também ganhadora do Oscar® Sissy Spacek (O Destino Mudou Sua Vida).
O filme é dirigido por Seth Gordon (The King of Kong: A Fistful of Quarters) a partir do roteiro escrito pelas duplas Matt R. Allen & Caleb Wilson e Jon Lucas & Scott Moore, baseado na história de Matt R. Allen & Caleb Wilson. A produção ficou por conta de Roger Birnbaum (O Procurado), Gary Barber (O Procurado) e Jonathan Glickman (Vestida Para Casar). Peter Billingsley, Toby Emmerich, Michael Disco, Richard Brener, Mark Kaufman e Guy Riedel são os produtores executivos, e contam com a co-produção de Derek Evans.
A equipe criativa inclui o diretor de fotografia Jeffrey L. Kimball, o designer de produção Shepherd Frankel, os editores Mark Helfrich e Melissa Kent, e a designer de figurino Sophie de Rakoff. A trilha sonora é assinada por Alex Wurman, com conteúdo musical adicional de John O’Brien.
SOBRE A PRODUÇÃO
De Volta ao lar para as festas
“Esse é um filme sobre o tema universal da época de festas: ansiedade”, diz o diretor Seth Gordon observando que “as festas, o lar e a família têm um jeito de nos levar de volta à nossas raízes e expor nossas vulnerabilidades como nenhuma outra coisa. É claro que isso se torna um terreno fértil para a comédia”.
Mais especificamente, ele acrescenta: “SURPRESAS DO AMOR tem a ver com uma dificuldade que todos nós enfrentamos, que está em quem somos, versus quem fomos criados para ser e, por último, em quem precisamos nos tornar. Por isso que voltar para casa pode ser tão difícil. No minuto em que você entra por aquela porta, é confrontado por imagens de quem você era – ou como seus pais e irmãos ainda o vêem – e talvez você não seja mais assim. É um desconforto instantâneo”.
A única coisa pior do que ter que passar por uma experiência tão humilhante e constrangedora seria ter que fazê-lo na companhia de seu amado(a), aquela pessoa que você quer que te ache legal, acima de todas as outras do mundo. Ou, ao menos, normal. Ou, no mínimo, não comprometida geneticamente por aquele batalhão de gente socialmente perturbada a quem você chama de família.
“Em SURPRESAS DO AMOR, Brad e Kate sentem esse desconforto ao extremo, pois estão vendo as suas histórias pela primeira vez, através dos olhos um do outro”, conta Jonathan Glickman que, junto com Roger Birnbaum e Gary Barber, produziu o filme. “Durante três anos, eles vem se relacionando como pessoas sofisticadas, atraentes e confiantes. No curso de apenas um dia, eles vêem o pior um do outro, tudo que vinham tentando esconder para proteger a si mesmos. Vem tudo à tona”.
“A verdade é que, independente do quanto você acha que conhece uma pessoa, você sempre pode descobrir mais, ao vê-la interagindo com a família e vendo sua infância se revelar. Os pais e irmãos realmente sabem como acionar esses botões”, conta Vince Vaughn, que protagoniza o filme no papel de Brad.
Reese Witherspoon, que estrela como Kate, reconhece “A verdade é que as pessoas tendem a avaliar seus próprios relacionamentos ao compará-los com os relacionamentos de seus pais e isso pode ser uma prospecção assustadora, em vários aspectos”.
É precisamente por isso que Brad e Kate passaram todo esse tempo protelando e deixando de lado a hora de pôr as cartas na mesa, conforme Vaughn frisa: “Eles realmente se amam e não querem estragar isso. À medida que a história avança, você percebe o quanto eles ficaram magoados por suas infâncias e o fim do casamento dos pais. Eles vêem o estresse e as obrigações da vida em família, mas nada disso dá alegria. Então, reinventam a si mesmos, como adultos independentes, e se mantêm longe para que não cometam os erros que os pais cometeram, e serem mais felizes”.
É um plano que vem dando razoavelmente certo, até que a viagem de Natal é cancelada e eles subitamente são forçados a lidar com tudo... de uma só vez.
“Quando Brad e Kate são flagrados no aeroporto e acabam sendo fisgados pelas famílias para visitá-las, isso resulta em alguns momentos desconfortáveis e muito engraçados, que deveriam ter acontecido há muito tempo. E acontece justamente quando eles começam a descobrir alguns aspectos não tão lisonjeiros do passado um do outro. A história passa a ser sobre a sobrevivência do relacionamento após aquele dia, e não somente se o relacionamento irá perdurar diante de toda essa honestidade”, diz Peter Billingsley, um dos produtores executivos do filme. Billingsley faz uma breve participação no filme, como funcionário da companhia aérea, enfrentando a frustração do casal quando seus planos de férias vão por água abaixo.
De forma bastante apropriada, a produção de SURPRESAS DO AMOR começou no início de dezembro, depois teve um intervalo para as festas, permitindo que o elenco e a equipe técnica pudessem comemorar com seus entes queridos. Naturalmente, o tema do filme os seguiu para casa. Para a maioria, isso proveu uma munição cômica adicional, no regresso ao set de filmagens.
Gordon relembra, “Durante aquele intervalo, eu fiquei me lembrando o quanto essa história é universal. Foi tenso lá em casa, minha irmã estava irritada comigo, houve toda uma novela sobre quem ia buscar a vovó para o jantar e eu fiquei pensando: ‘É isso que torna o Natal tão engraçado’. Muitos detalhes pareciam verdadeiros por conta do filme e me faziam rir alto, quando eu estava lendo o roteiro pela primeira vez. Esse filme pega toda aquela dinâmica familiar com a qual todos se identificam e a leva mais adiante”.
“Todos trouxeram o seu nervosismo”, confirma Glickman. “Tanto o diretor, quanto os roteiristas, atores – todos que já experimentaram alguma versão disso. Todos nós conseguimos nos identificar, independente da forma como nos sintamos em relação às nossas famílias, e todos temos nossas próprias histórias. Há algumas experiências particulares de Vince aqui, algumas de Reese também – foi um misto das idéias de todos”.
“Como um documentarista” acrescenta ele, “Seth está comprometido com uma estrutura essencial, mas ele está disposto a deixar que as coisas se desenrolem e, para esse tipo de filme e elenco, era exatamente o fator necessário”.
Seth Gordon ganhou grande aclamação, incluindo uma indicação da Chicago Film Critics Association, por seu documentário intitulado “The King of Kong: A Fistful of Quarters”, produzido em 2007, que apresentava uma intensa rivalidade entre dois homens, por um campeonato de videogame. Transmitindo tanto os momentos de humor como outros pungentes, o filme chamou a atenção dos produtores de SURPRESAS DO CORAÇÃO, assim como de Vince Vaughn, que diz: “Minha idéia foi, ‘esse cara é realmente inovador e engraçado, e tem um pensamento fora dos parâmetros habituais”.
Dando apoio a Vaughn e Witherspoon na trama de SURPRESAS DO AMOR está um elenco de destaque com artistas aclamados, cujas carreiras englobam, simultaneamente, os palcos de teatro, a tela grande, a televisão e a indústria da música. Robert Duvall e Sissy Spacek são Howard e Paula, pais de Brad, já divorciados há muito tempo e cujas vidas seguiram rumos tão distantes desde a separação que chega a ficar difícil acreditar que eles ainda possam falar a mesma língua.
De outro lado, Mary Steenburgen e Jon Voight estrelam como os igualmente incompatíveis pais de Kate, nos papéis de Marilyn e Creighton. Dwight Yoakam estrela como o Pastor Phil, o mais recente de uma série de namorados de Marilyn, por quem ela transforma sua vida. Jon Favreau e Tim McGraw unem-se a Brad quando seus irmãos mais velhos, Denver e Dallas, e a irmã Kristin Chenoweth, no papel de Courtney, colocam Kate em seu devido lugar, com uma boa dose de rivalidade no estilo cunhada.
Segundo Gordon, “esses são alguns dos melhores atores de sua geração – e de qualquer geração – e o compromisso que têm levou tudo a um nível bem mais alto. Eu teria me sentido sortudo por trabalhar com qualquer um deles”.
Ao longo da produção, a cooperação geralmente tomava a forma de improviso, com Vaughn estabelecendo o ritmo de todo o elenco, conforme eles exploravam o potencial cômico das cenas-chave e geravam as frases de efeito.
“Vince é uma força da natureza”, Witherspoon afirma. “Você simplesmente o deixa fazer seu negócio e torce para que possa reagir à sua volta. Ele é extraordinariamente bom quando está sendo engraçado, mas não se trata só de riso. Ele nunca perde o rumo do personagem de vista e equilibra toda a emoção envolvida. Eu me diverti muito trocando idéias com ele e com os outros atores, vendo a história crescer e se desenvolver. Às vezes, eu me sentia como se estivesse muito presa numa determinada cena e alguém pensava num outro ângulo, então nós voltávamos e acrescentávamos mais coisa, vendo o que funcionava melhor. Foi muito bom ver as pessoas tão inspiradas e empolgadas com um projeto”.
“As reações e respostas de Reese eram de fácil entrosamento, pois ela entra em cena com tanto entendimento de seu personagem que isso a deixa à vontade para adaptar as coisas no momento”, diz Vaughn. “O improviso não é apenas dizer o que vem à cabeça, quando a câmera está rodando; você precisa ter um plano de jogo. Tem a ver com calcular o que serve para a cena”.
“Tudo que temos a fazer é passar por esse dia, da forma mais rápida e indolor possível”.
O Primeiro Natal: com Howard, pai de Brad
Brad e Kate começam suas festividades com um grande estrondo (e um uma colisão) na casa da infância de Brad. Ali, Howard, seu pai, interpretado por Robert Duvall, vem cultivando uma solteirice bem radical, desde que a mãe de Brad se mudou há mais de 20 anos, e isso fica evidente. Desde os pôsteres dos campeonatos de luta até a coleção variada de criaturas peludas empalhadas, que foram caçadas pessoalmente pelos irmãos de Brad, até a antiga televisão de Howard, com orelhas de coelho, e sua geladeira cheia de cerveja, “isso é claramente um frenesi de testosterona”, diz Glickman. “Sem nenhuma interferência feminina, não há qualquer regulagem em seu comportamento e Howard é um homem selvagem. É como uma casa de lobos”.
“Howard não é um cara ruim”, diz Duvall, “é só o tipo de cara que prefere uma vida sob sua própria batida. É uma existência louca e nós certamente podemos enfatizar esse aspecto, mas a verdade é que não importa o que você crie em sua própria imaginação, você sabe que aquele tipo de situação existe, de alguma forma, em algum lugar. Não vou apontar para ninguém”, ele ri “mas você pode apostar que há famílias daquele jeito”.
Farinha do mesmo saco, Denver e Dallas, os irmãos de Brad, fanáticos por luta livre, o saúdam com um agarrão que o arremessa de costas no chão, e o faz voltar ao tempo da juventude nem tão despreocupada assim.
Jon Favreau, um amigo e freqüente colaborador de Vaughn desde antes do sucesso revelação de sua carreira, em 1996, com Swingers – Curtindo a Noite (Swingers), aceitou o papel de Denver durante um breve intervalo de suas atividades como diretor do campeão de bilheteria Homem de Ferro. “Acho que Denver não é um pensador muito profundo”, admite. “Ele é mais um homem de ação, em lugar de contemplação. Ele e o irmão aspiram ser lutadores famosos e embora não tenham tido muito êxito nisso, não é uma questão de falta de treino. Quanto a Brad, acho que eles têm um pouco de inveja pelo fato de ele ter se tornado um advogado de sucesso”.
“Conseqüentemente, como seus irmãos mais velhos, eles têm o dever de colocá-lo em seu lugar”, acrescenta Tim McGraw, ganhador de inúmeros discos de platina, como cantor e compositor, cuja performance notável, em 2005, no drama Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights) levou os cineastas de SURPRESAS DO CORAÇÃO a oferecerem o papel de Dallas. “Eu não precisei de muita pesquisa para fazer esse papel”, brinca McGraw. “Esses são homens adultos que agem como garotos de dezesseis anos, e isso não exige muito esforço. Mas tive que entrar seriamente em forma para todas as cenas de luta. Aquele tal de Favreau não é nenhum peso pena. Tive que trabalhar duro para lhe dar uns cascudos”.
Vaughn dá a Favreau o crédito pela ajuda no desenvolvimento da obsessão dos irmãos. “Nós o vimos como a máxima dos lutadores, mas não tão bons como aqueles que assistimos no Pay-Per-View, mais como uns caras que brigam no quintal dos fundos das pessoas, depois colocam os vídeos no YouTube. Favreau pegou essa idéia e a completou com o moicano e as tatuagens”.
O inevitável desenrolar dessa rivalidade é um teste de boa vontade que acontece no telhado da casa de Howard, onde Brad tenta afirmar sua habilidade mecânica, ao instalar uma antena, enquanto os irmãos lhe dão fio suficiente para que ele possa se enforcar. Literalmente.
Enquanto isso, Kate busca abrigo na cozinha, com Susan, a esposa grávida de Denver, interpretada por Katy Mixon (The Informers). Ela deixa Kate cuidar de seu filho recém-nascido, o que leva a resultados igualmente traumáticos.
Na hora em que Brad se prepara para ir embora, ele está tão grato por escapar da casa com todas as costelas intactas que não chega a notar uma ligeira mudança em Kate. Num instante de calma, em meio àquela confusão, quando Brad relutantemente segura sua pequena sobrinha, Kate do outro lado da sala vê seu belo marido sob um enfoque totalmente diferente.
O Segundo Natal: Marilyn, mãe de Kate
A ausência dos já conhecidos adornos natalinos de Marilyn é compensada por uma estátua de Jesus em tamanho natural, de braços abertos, o que leva Kate a se perguntar quem é o atual namorado de sua mãe e que outras influências ele pode estar tendo na casa.
Mary Steenburgen, que estrela como Marilyn, explica: “Ela teve muitos namorados. Marilyn está sempre em busca do verdadeiro amor e, embora ele sempre lhe escape, ela continua torcendo para que o próximo homem seja o tal. A cada novo namorado, ela adapta a si mesma e todo seu estilo de vida completamente aos gostos e interesses dele. Portanto, Kate nunca sabe o que irá encontrar quando vem para casa”.
Enquanto Marilyn faz um festa com Brad, rendendo as homenagens habituais a tudo que seja alto, moreno e bonito, Kate tem uma reunião irritadiça com sua irmã, Courtney, interpretada por Kristin Chenoweth. Ex-animadora de torcida, ela é, segundo Gordon, “uma daquelas garotas que tiveram seu auge no Segundo Grau e até hoje não superaram isso, embora ela continue avidamente positiva. Para aquele papel, nós precisávamos de uma atriz que conseguisse transmitir muita rudeza à irmã, mas que fosse alguém agradável em seu jeito próprio, e Kristin foi absolutamente perfeita”.
E o que ajudou bastante, conforme Witherspoon frisa, “nós duas somos sulistas, miúdas e louras, então, já parecemos ser da mesma família. Foi fantástico trabalhar com Kristin e criar o tipo de relacionamento de irmã, no qual temos a chance de arrancar os cabelos uma da outra, de vez em quando, mas fica claro que no fundo é um laço de amor que nos une”.
Chenoweth diz, “Courtney foi a grande sensação da escola no Segundo Grau, enquanto Kate era a garota esquisita e desconhecida. Courtney esperava ter o marido-troféu e a vida perfeita de socialite, mas as coisas não aconteceram dessa forma. Enquanto isso, Kate se transformou num cisne, com um excelente emprego e namorado legal. Então, agora é a vez da irmã mais velha lembrar a Kate – e, por acaso, a Brad também – o visual que ela tinha e a boboca que ela era”.
O rito festivo se transfere à igreja de Marilyn, onde seu mais novo compromisso religioso é explicado pela introdução de seu último interesse amoroso: o carismático Pastor Phil, interpretado pelo astro da música country e aclamado ator Dwight Yoakam, que realmente transformou seu papel numa interpretação muito pessoal.
“O Pastor Phil era originalmente programado para tocar violão enquanto fazia um breve sermão, mas Dwight deu tanto vulto à cena, com os braços erguidos e elevando a voz, falando aos fiéis sentados nos bancos mais distantes”, conta Gordon. O processo seguinte acabou sendo a produção de uma tela de vídeo gigante, dando close no rosto dele, um espetáculo de luz e música, num palco para lhe dar apoio.
Yoakam revela, “Foi o tipo de exploração do momento, como já experimentei em minha própria vida, enquanto crescia freqüentando uma igreja fundamentalista e eu me refiro a isso com grande afeição. Os melhores pastores naquela congregação podem ser muito dramáticos, às vezes, em seu modo de falar nas apresentações, a ponto disso chegar a elementos absurdos. Mas, no fundo, você sabe que é alguém sincero querendo comunicar uma idéia. Nesse caso, é o amor universal. O Pastor Phil tem tudo a ver com isso”.
Conforme as coisas rapidamente se deterioram e vão piorando, Brad e a tímida Kate são arrastados como substitutos no palco, sob as luzes e toda a atenção. Com isso, os problemas de comunicação entre eles são amplificados. No momento em que eles conseguem sair e seguir rumo à próxima parada da agenda, quase não estão se falando.
Terceiro Natal: Paula, mãe de Brad
À primeira vista, a casa de Paula, em Marin, parece convidativa e confortável: um santuário New Age ventilado, cheio de almofadas espalhadas, o perfeito antídoto ao show do Pastor Phil… então, o que, exatamente, pode estar irritando Brad, ali? Talvez seja o fato de que em sua jornada rumo à atualização pessoal, Paula deu carona para Darryl, um ex-camarada de Brad da época do Segundo Grau, interpretado por Patrick Van Horn (que trabalhou em Swingers). Agora, como parceiro e alma gêmea de Paula, Darryl hesita entre espalmar a mão do velho amigo ou tocar “Stepfather Knows Best” (O padrasto sabe das coisas).
“Aquilo foi totalmente a cara do Vince,” Gordon diz. “Ele sugeriu, ‘e se ela estivesse dormindo com o melhor amigo do filho, da época do Segundo Grau?’ e essa se tornou uma cena que valeu a pena inserir, pois simultaneamente explica como Brad se tornou tão distante da mãe”.
Paula é interpretada por Sissy Spacek, que desfruta do que ela chama de “uma rara oportunidade de dar uma relaxada, numa comédia de ritmo acelerado”, e gosta da experiência de “pegar um trem em movimento, tentando não cair nos trilhos”.
Porém, é incontestável que foi Spacek quem impôs o ritmo para Brad e Kate, durante a rodada de Taboo, um jogo no qual os participantes tentam fazer com que seu parceiro adivinhe uma palavra secreta, a partir de dicas de símbolos. Embora essa cena tenha sido parte do roteiro, no último minuto ficou decidido que os atores deixariam de lado as cartas pré-selecionadas e escolheriam aleatoriamente, do baralho, como se estivessem jogando para valer. “Isso acabou servindo melhor à história, trazendo os aspectos do relacionamento nesse ambiente tão público” diz Gordon.
De posse da campainha de penalidade, Paula prova não estar muito esclarecida quanto às regras. Como conta Spacek, “Paula achava que estava jogando do jeito que deveria ser, mas estava estragando tudo. Ela deveria tocar a campainha para Kate, mas, em vez disso, tocava para Brad nas horas erradas e eles ficavam olhando para ela, com cara de ‘O que está havendo?’ Levando-se em conta o fato de que Paula supostamente tem uma ótima formação, como terapeuta sofisticada, eu acho que seu Q.I. vai caindo cada vez mais, à medida que a cena evolui. Até sentimos pena de seus pacientes”.
A velocidade e a espontaneidade do jogo pode incitar os jogadores a soltarem respostas sem pensar, expondo seus sentimentos ocultos. Ele é baseado, em grande parte, na força das ligações pessoais, já que os jogadores recorrem a frases que seus parceiros devem entender. O fato de que a performance de Brad e Kate não transmita boas habilidades de comunicação indica que eles não se conhecem tão bem quanto pensavam. Ou, talvez, como Kate começa a acreditar, eles nem deveriam estar juntos.
Quarto Natal: Creighton, pai de Kate
Quando chegam ao quarto e último destino, localizado no Lago Tahoe, onde fica o reduto de Creighton, pai de Kate, interpretado por Jon Voight, eles precisam tomar algumas decisões. Ao chegarem, Kate sai do carro. Já do lado de dentro, ela tem uma conversa inesperada com o pai.
Voight, que trabalhou com Reese Witherspoon pela primeira vez em 1993 no drama de faroeste Return to Lonesome Dove comenta, “é uma cena simples, mas muito sincera, de um jeito que eu creio que muita gente irá achar que é verdade. Creighton tenta explicar alguns erros que ele cometeu na vida, como pai, e isso dá a Kate muita coisa para pensar”.
Gordon diz, “Creighton foi um dos personagens mais difíceis para destrinchar. Ele não é mostrado no começo do filme, mas se torna uma peça vital nesse jogo de xadrez montado na história, para desvendar e resumir tudo que aconteceu até a hora da conclusão do filme. A interação de Creighton com Kate realmetnte cristaliza tudo”.
“Jon tem tanta gravidade”, afirma Witherspoon. “Ele é um ator muito atencioso e sincero. Acrescentou muito a essas cenas em que tenta consertar as coisas, por conta da forma como a decepcionou. Foi uma bela performance e todos nós ficamos comovidos”.
“Vince sugeriu Jon desde o ponto de partida, como alguém que pudesse lidar com as interações emocionais sem torná-las pesadas, para dar significado e um tom de drama, porém, mantendo uma certa doçura, o que se encaixaria ao teor do filme, de maneira geral”, conta Glickman. “Nós usamos essa mesma base de lógica para os papéis dos pais e mães. Em vez de buscar comediantes, nós quisemos atores que sabiam fazer coisas engraçadas. Desta forma, reunimos esses excelentes atores – todos eles vencedores do Oscar® - conhecidos por seus papéis dramáticos, dando-lhes a chance de se soltarem e se divertirem”.
Levantando as Estruturas
A produção começou em 4 de dezembro de 2007, quando todos já estavam com a mente em ritmo de festas.
Experiente como arquiteto, Gordon falava a mesma língua que o designer Shepherd Frankel (Vestida Para Casar), ao estabelecer os parâmetros para as casas das quatro famílias que fariam parte da turnê de Brad e Kate. “Seth entende de plantas, módulos e a utilização de espaço. Adorei trabalhar com ele”, diz Frankel, que tem diploma em arquitetura pela UCLA. Os detalhes ficaram mais significativos e foram se encaixando, à medida que os personagens iam se desenvolvendo, com Frankel usando as histórias que surgiam para construir seus designs. “Nós não estávamos preparando quatro casas e sim quatro ambientes individuais distintos”. “Cada uma das casas, assim como seu dono, tem sua vibração própria”, descreve Glickman.
Gordon explica: “Nós construímos uma história de fundo elaborada e eterna, para todos os membros da família, para que pudéssemos dar sentindo, quando as coisas desmoronassem – que filho iria morar com que pai, e assim por diante. No caso de Brad, por exemplo, ele obviamente foi morar com a mãe, que era mais civilizada, ainda pequeno, e eles se tornaram próximos, enquanto seus irmãos se mantiveram na caverna do pai solteiro. Paula recomeçou, voltou a estudar, se tornou uma terapeuta e se mudou para Marin, e nós imaginamos como seria seu mundo: com vitrais coloridos e ecléticos, mobiliário internacional, tapetes tecidos à mão, pilhas de livros, recordações de viagens... uma estética ao estilo hippie acadêmico. Você jamais confundiria sua casa com a alguma outra, ou vice-versa, e isso se dá, graças à virtuosidade de Shepherd. Nosso objetivo era um compromisso com o absurdo, mas de modo que ninguém pudesse questionar”.
Em contraste, Howard, ex-marido de Paula e pai de Brad, alegremente se acomodou num estado de conforto masculino que Gordon descreve como “um lar estilo sítio que já teve dias melhores”.
“Nós temos a sensação de que essa casa não teve qualquer melhoria desde que Paula se mudou, e os dois filhos adolescentes fizeram um estrago e tanto no lugar”, diz Frankel. “Ela tem o teto furadinho clássico, lâmpadas florescentes ao estilo dos anos setenta, portas sanfonadas na cozinha e uma TV antiga, giratória”.
“Se a casa mudou alguma coisa nos últimos vinte anos”, diz o designer, “foi só com os embelezamentos decorativos de Howard, que enfatizam seus hobbys, e de seus meninos – especificamente, caça e luta – com uma coleção completa de bichos empalhados, como esquilos e um gambá, pendurados pelas paredes. Até seus enfeites de Natal são sempre os mesmos, que ele arranca da garagem, todos os anos”.
A decoração de Natal – ou a falta dela - também tem grande significado na casa de Marilyn, mãe de Kate. Fica claro para Kate que a mãe arranjou um novo homem, cuja influência a impediu de exibir seu habitual Papai Noel puxado pelas renas, e o substituiu por algo ligeiramente mais espiritual.
Mantendo-se compatível com a personalidade maleável de Marilyn, seu lar é caracterizado com o que Frankel descreve como “superfícies e móveis que refletem seu verdadeiro estado de espírito”. Ao mesmo tempo, ele revela uma dedicação à simetria e ordem, com papéis de parede que combinam com as estampas das almofadas, demonstrando um toque feminino que se empenha por obter um nível mais alto de design doméstico, da mesma forma que se esforça pelo relacionamento perfeito.
Finalmente, é um set desenhado para deixar Kate constrangida, com itens do passado, expostos como pequenas minas que vão explodir em seu rosto, incluindo fotos que mostram seus piores momentos da juventude constrangedora. O pior de tudo é o pula-pula, que ela chama de a casa do terror inflável, na qual Kate revive lembranças dolorosas de sua infância.
Como um anexo à casa de Marilyn, a festa se desloca brevemente à Igreja Unificada da Fé e Devoção, em sua filial de Piedmont, para mostrar o Pastor Phil em toda a sua glória.
A igreja foi um ambiente que se modificou consideravelmente desde a primeira concepção, conforme Frankel descreve. “O sermão do Pastor Phil foi originalmente escrito sob o efeito de uma máquina de fumaça, num palco vazio, mas depois que Dwight se envolveu no projeto, aquilo se transformou num verdadeiro evento de rock, com telões de projeção e iluminação natalina em néon. Nós mantivemos a fumaça e a transformamos no elemento chave do set”.
Com exceção de um, todos os sets internos foram construídos nos estúdios Ren-Mar.
A devota congregação do Pastor Phil encheu os bancos dos fiéis numa igreja existente em Hawthorne, Califórnia. O espaço da parte externa da casa de Paula, com seu estilo zen, foi filmado numa residência particular, em Topanga Canyon, enquanto a entrada minimalista da casa de Marilyn foi finalizada num estúdio. Mas a estrutura externa do telhado da casa de Howard teve que ser construída a partir do zero, imitando a área de Shadow Hills, em San Fernando Valley, no sudeste da Califórnia.
“Fomos muito cautelosos com a segurança porque era preciso dar suporte aos atores sobre o telhado e tinha de ser acessível à equipe, para que esta se deslocasse com suas câmeras e equipamentos”, nota Gordon. “A casa de Howard foi construída desde o piso, e tinha portas que permitiam o acesso a partir do telhado. Nós utilizamos andaimes para filmar, assim como um guindaste móvel para que pudéssemos voar para todo lado”. A ilusão foi tão habilmente construída que Frankel relembra “Alguns dos atores e membros da equipe ficaram chocados quando passaram pela porta da frente e não viram nada. Eles perguntavam ‘onde está o restante?’ Esse foi o melhor elogio que eu podia receber – o fato de que pensaram ser uma casa de verdade”.
A produção encontrou locações ao redor de São Francisco, incluindo a Ponte Golden Gate, o Fisherman’s Wharf, a Union Square, o Embarcadero, a região do bairro de Chinatown e o aeroporto internacional de São Francisco. Para a cena de abertura, eles utilizaram um terminal já existente que lotaram com quinhentos figurantes.
Filmar no aeroporto foi um acaso muito feliz, com início numa noite, enquanto o diretor estava regressando de uma busca por locações, em São Francisco. Gordon relata, “eu fui parar no terminal errado para pegar meu vôo e acabei tendo que caminhar por uma área inteira que estava fechada para reforma, até chegar ao portão certo. Era o lugar perfeito. Tudo que tivemos que fazer foi fixar nossas placas de sinalização”.
A quarta e última parada da montanha-russa emocional de Brad e Kate foi ambientada no Lago Tahoe. Adequando o astral para a visita dela, Gordon idealizou o set como o mais tradicional dos quatro, um lar em seu sentido clássico, nostálgico, desde a entrada espaçosa da sala de jantar, até a iluminação aconchegante e a textura dos papéis de parede.
Tanto as partes internas quanto as externas da casa de Creighton foram filmadas na Boddy House, em Descanso Gardens, um jardim aberto ao público, num local histórico situado em La Cañada Flintridge, no sudeste da Califórnia. A mansão, que já pertenceu ao proprietário do jornal Los Angeles Daily News e fundador do Descanso Gardens, Manchester Boddy, com seu estilo regencial hollywoodiano, foi projetada pelo “Arquiteto das Estrelas”, James E. Dolena, em 1938, e ostenta uma vista impressionante, de 180º, das montanhas de San Gabriel, com imensos carvalhos.
Como ponto final da jornada, “Tinha de ser evocada a mais tradicional das imagens do Natal”, diz Frankel. “Nós enfeitamos tudo e construímos uma árvore feita de Poinsétias (flores) e luzes, porque é uma cena noturna e nós queríamos um visual bonito e romântico. Do lado de dentro, construímos uma imensa lareira que serve como ícone da reunião em família, e transformamos um escritório em sala de jantar, montando um forro de parede em madeira, para esconder as prateleiras de livros, e acrescentamos folhas de papel de parede”.
A casa de Creighton não é apenas o fim da jornada sob o lado da logística, mas também na forma como faz com que Kate e Brad tenham de avaliar toda a gama de emoções e novos entendimentos do que significam um para ou outro.
“No instante em que resolvemos fazer SURPRESAS DO AMOR, nós soubemos que tinha de haver um sentimento de coração depositado no filme. Esperávamos que fosse engraçado, por conta da promessa de toda a comédia física, mas também sabíamos que tinha um toque do tema de duas pessoas se entendendo com seus passados, para que pudessem ter um futuro juntas”, relata Glickman.
“Quando chegam à segunda casa em sua odisséia”, revela Gordon, “o público começa a suspeitar que embora façamos com que eles passem por todas aquelas experiências humilhantes, pelas boas risadas, a verdadeira história é tudo aquilo que eles escondem um do outro. A verdade virá à tona, e pode levá-los a direções diferentes. Mas, se eles não lidarem com ela, para aceitá-la, jamais conhecerão um ao outro como realmente são.
Da mesma forma, eles jamais terão a chance de conhecer e amar suas famílias, da forma como realmente são.
“A questão crucial é que ninguém pode deixá-lo tão doido quanto a sua própria família”, diz Glickman. “Ainda assim, você dirige por 160 Km na neve, fica sentando durante horas no aeroporto, só para estar com eles nas festas. É um condicionamento humano. Não temos como negar isso”.
Conforme a provação de Kate e Brad se desenrola, Billingsley observa: “Primeiro, você pensa que eles estão malucos por não quererem passar um tempo com as próprias famílias, depois, você vai com eles a todas aquelas casas e percebe que só eles são normais, no bando todo. Finalmente, você entende que as famílias também não são loucas. Todos estão apenas tentando encontrar o amor e fazer o melhor que podem”.
Witherspoon conta, “a família é muito importante. Você tem que aceitá-los como são, porque, honestamente, eles não vão mudar”.
“No fim das contas, a história é sobre o que a época de festas em si significa: ser grato por sua família – a parte boa, a ruim e a horrível – e também por todo amor que você recebe”, diz Vaughn. “É claro que”, ele acrescenta com um sorriso, “nada disso precisa atrapalhar que se tenha muita diversão”.
SOBRE O ELENCO
VINCE VAUGHN (Brad) já se estabeleceu em Hollywood, como um dos maiores nomes da comédia.
Vaughn recentemente estrelou e co-produziu a comédia Titio Noel, sua terceira colaboração com o diretor David Dobkin. Ele foi co-autor, produziu e estrelou em Separados Pelo Casamento, comédia de sucesso de 2006 também protagonizada por Jennifer Aniston. O filme abriu em primeiro na bilheteria e teve uma arrecadação de mais de US$205 milhões ao redor do mundo. Separados Pelo Casamento foi o primeiro longa-metragem feito pela Wild West Picture Show Productions, produtora de Vaughn. Naquele mesmo ano, a Wild West Picture Show Productions produziu Clube da Comédia – Os Astros do Riso, lançado pela PlayArte em DVD, que apresentava Vaughn e outros quatro comediantes de stand up no palco e fora dele, atravessando o país num ônibus de excursão, fazendo apresentações ao longo de trinta noites consecutivas, em trinta cidades diferentes.
No verão de 2005, Vaughn se juntou a Owen Wilson para estrelar em Penetras Bons de Bico, comédia de grande sucesso dirigida por David Dobkin. Com uma arrecadação nacional superior a US$209 milhões, o filme foi a segunda comédia mais rentável com censura acima de 18 anos, e a sétima de todos os tempos.
Em 2004, Vaughn estrelou ao lado de Ben Stiller na comédia de sucesso Com a Bola Toda. Naquele mesmo ano, ele também foi visto em Starsky and Hutch – Justiça em Dobro, do diretor Todd Phillips, com Stiller e Owen Wilson. Vaughn também estrelou Dias Incríveis, novamente dirigido por Phillips. O filme foi lançado no ano de 2003 e protagonizado por Will Ferrell e Luke Wilson.
Adicionalmente, Vaughn estrelou em O Outro Nome do Jogo, dirigido por F. Gary Gray, com um elenco que incluiu John Travolta e Uma Thurman; em Sr. e Sra. Smith, filme de ação de Doug Liman, lançado em 2005, trazendor Brad Pitt e Angelina Jolie nos papes principais; e no longa-metragem Impulsividade, ao lado de Keanu Reeves e Vincent D’Onofrio.
Nativo de Chicago, Vaughn chamou a atenção dos críticos e do público, pela primeira vez, ao participar do cult clássico Swingers – Curtindo a Noite, dirigido por Doug Liman, em 1996. Em 2001, Vaughn voltou a fazer uma parceria com o roteirista de Swingers e co-estrelar com Jon Favreau no grande clássico da comédia Crime Desorganizado, no participou também como produtor.
Seus créditos adicionais em filmes incluem Inimigo em Casa, A Cela, Psicose, The Prime Gig, Clay Pigeons, de David Dobkin, Return to Paradise, A Cool Dry Place, Segredos Imperdoáveis e Jurassick Park 2: O Mundo Perdido, de Steven Spielberg. Na última temporada de outono, Vaughn pôde ser visto em Na Natureza Selvagem, dirigido por Sean Penn, numa adaptação do romance de não-ficção de Jon Krakauer.
Por sua produtora Wild West Picture Show Productions, Vaughn já tem inúmeros projetos em andamento, incluindo “Male Doula” uma comédia de alto conceito, escritra por Dana Fox, baseada e,m argumento de Vaughn; e “Realtors” uma sátira que revolve ao redor de corretores rivais no cruel mercado de imóveis.
Ele está atualmente em fase de produção de Couples Retreat, escrito por Jon Favreau, programado para ser estrelado por Vaughn e Favreau, sob a direção de Peter Billingsley, sobre casais que freqüentam um retiro com a finalidade de rejuvenescer seus relacionamentos.
REESE WITHERSPOON (Kate) cresceu em Nashville, Tennessee. Aos quatorze anos, fez um teste para ser figurante num filme de drama, intitulado The Man in the Moon e, inesperadamente, ganhou o papel protagonista.
Em seguida, estrelou em A Far Off Place e no longa-metragem Wildflower, dirigido por Diane Keaton. O público assistiu seu amadurecimento numa porção de filmes, incluindo Freeway - Sem Saída, Medo e Fugindo do Passado, com Paul Newman, Gene Hackman e Susan Sarandon.
Em 1999, Witherspoon encontrou um papel que, pela primeira vez, mostrou suas habilidades para comédia ao interpretar a personagem Tracy Flick, numa sátira brilhantemente remontada e dirigida por Alexander Payne, intitulada Eleição. Em seguida, ela atuou em A Vida em Preto e Branco, de Gary Ross, e em Legalmente Loira, comédia de grande sucesso que estabeleceu, de uma vez por todas, o seu estrelato.
Seu filme seguinte foi a comédia romântica Doce Lar, também de grande sucesso, e Witherspoon passou a produzir, lançando sua produtora com a seqüência de Elle Woods, Legalmente Loira 2. Em seguida, ela voltou à tela grande no papel de Becky Sharpe, em Feira das Vaidades, de Mira Nair, e na comédia romântica sobrenatural intitulada E Se Fosse Verdade.
Em 2005, a extraordinária performance de Witherspoon como June Carter Cash, no musical Johnny e June rendeu a ela o Oscar® de Melhor Atriz, assim como um BAFTA, um Globo de Ouro, um Prêmio Screen Actors Guild ® e outro do New York Film Critic, além de muitas outras homenagens.
Desde então, ela já produziu o filme independente Penelope, com Christina Ricci e James McAvoy, e esteve no thriller político O Suspeito.
Atualmente, empresta a voz a uma aventura de animação em 3D, intitulada Monsters vs. Aliens, e está trabalhando num projeto da Pixar, para 2011.
Em 2007, Witherspoon assinou como embaixatriz mundial da Avon, cuja fundação é a maior patrocinadora de causas femininas do mundo. Em 2008 ela visitou Nova Orleans, para enfatizar o trabalho do Fundo de Defesa Infantil, na campanha “Idol Gives Back” (O Ídolo Retribui).
ROBERT DUVALL (Howard) é um dos mais estimados e prolixos atores da indústria cinematográfica, com uma carreira que já dura mais de quarenta e cinco anos, englobando mais de 125 filmes e projetos de televisão.
Seis vezes indicado ao Oscar®, Duvall recebeu sua primeira indicação ao retratar Tom Hagen, o consigliere da família Corleone, em O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, pelo qual ele também ganhou o New York Film Critics Award, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Sua próxima indicação ao Oscar® veio com outro trabalho sob a batuta de Coppola, épico de 1979, sobre a guerra do Vietnã, Apocalypse Now, no qual Duvall pronunciou sua famosa frase “eu adoro o cheiro matinal de bombas incendiárias”. Por essa performance, Duvall também ganhou os prêmios Globo de Ouro e BAFTA, ambos na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Ele recebeu sua terceira indicação ao Oscar® pela primeira vez na categoria de Melhor Ator, por sua performance do papel-título em O Grande Santini – O Dom da Fúria.
Em 1984, Duvall ganhou o Oscar® de Melhor Ator por sua retratação de um cantor country falido, em A Força do Carinho, pelo qual ele também recebeu o Globo de Ouro, o New York Film Critics Awards e o Los Angeles Film Critics Awards.
Sua quinta indicação ao Oscar® veio em decorrência de sua atuação no papel-título em O Apóstolo, que Duvall também escreveu e dirigiu, além de atuar como produtor pela Butcher’s Run Films, empresa de sua propriedade. A performance de Duvall naquele filme também lhe rendeu uma indicação ao Screen Actors Guild (SAG) Award®, assim como várias premiações de grupos de críticos, incluindo o Los Angeles Film Critics e a National Society of Film Critics Awards, como Melhor Ator. Por O Apóstolo, ele também ganhou dois Independent Spirit Award, como Melhor Ator e Melhor Diretor, e uma outra indicação ao Spirit Award, na categoria de Melhor Roteiro.
Duvall recebeu sua mais recente indicação ao Oscar® por seu trabalho no drama rodado num tribunal, de 1998, intitulado A Qualquer Preço, pelo qual ele também ganhou um SAG Award® e recebeu outra indicação ao Globo de Ouro.
Também foi reconhecido com uma indicação ao Independent Spirit Award por seu papel em As Noites de Rose, e uma indicação ao BAFTA Award por sua performance em Rede de Intrigas. Adicionalmente, ele também recebeu uma indicação compartilhada (na categoria de Melhor Elenco) ao SAG Award® como parte do elenco de Na Corda Bamba, de Billy Bob Thornton.
Duvall também foi repetidamente homenageado por seu trabalho na TV. Ele ganhou uma indicação ao Emmy e um Globo de Ouro, por seu papel na mini-série Lonesome Dove, de 1989. Três anos depois, voltou a ser indicado ao Emmy e ganhou outro Globo de Ouro por sua performance no papel-título do longa-metragem Stalin, feito para a televisão. Ele recebeu sua terceira indicação ao Emmy e também uma indicação ao SAG Award® por seu papel arrepiante, como Adolf Eichmann, no filme The Man Who Captured Eichmann, feito para a televisão.
Mais recentemente, ele estrelou na aclamada mini-série Broken Trail, da AMC, dirigida por Walter Hill, na qual também participou como produtor executivo. Duvall recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao SAG Award® por Broken Trail. A série também recebeu outras indicações ao Globo de Ouro, inclusive na categoria de Melhor Mini-série e Melhor Longa-metragem feito para televisão, além de outras duas indicações ao SAG Award®, uma ao Writers Guild of America Award e uma ao Directors Guild of America Award.
Duvall fez sua estréia em longas-metragens com o papel de Boo Radley, em 1962, no clássico O Sol é Para Todos. Dentre seus créditos mais recentes em filmes estão Bullitt, com Steve McQueen; Bravura Indômita, estrelado por John Wayne; M*A*S*H, comédia de Robert Altman, que originou o papel do Major Frank Burns; e THX 1138, filme de estréia de George Lucas como diretor de um longa-metragem.
A longa lista de créditos de filmes de Duvall também inclui O Poderoso Chefão – 2a Parte, Visões de Sherlock Holmes, A Águia Pousou, Confissões Verdadeiras, Colors, Dias de Trovão, Um Dia de Fúria, Wrestling Ernest Hemingway, O Poder do Amor, Fenômeno, Impacto Profundo, 60 Segundos, Um Ato de Coragem, Gods and Generals, Pacto de Justiça, Lições Para Toda Vida, Papai Bate Um Bolão, Obrigado Por Fumar e Bem-Vindo Ao Jogo, de Curtis Hanson.
Adicionalmente, Duvall produziu e estrelou em Segredo em Família e escreveu, dirigiu, produziu e estrelou em O Tango e o Assassino. Ambos os filmes foram produzidos por sua produtora, a Butcher’s Run Films. Ele previamente dirigiu os documentários We’re Not the Jet Set e Angelo My Love.
O papel mais recente de Duvall foi protagonista no drama policial Os Donos da Noite, com Joaquin Phoenix, Mark Wahlberg e Eva Mendes. No início do ano que vem ele poderá ser visto no suspense The Road, contracenando com Viggo Mortensen.
JON FAVREAU (Denver) é verdadeiramente multifacetado. Após sua grande chance na carreira de ator, em Rudy, Favreau buscou se estabelecer como autor de talento considerável, com Swingers – Curtindo a Noite, no qual ele também estrelou e continua desafiando a si mesmo com uma imensa variedade de projetos.
Seu mais recente êxito como diretor foi o grande sucesso de bilheteria do filme de ação e aventura Homem de Ferro, estrelado por Robert Downey Jr. Antes disso, ele dirigiu Zathura – Uma Aventura Espacial, um filme infantil de aventura, estrelado por Tim Robbins, e em 2003 dirigiu o aclamado filme da temporada natalina Elf – Um Duende em Nova York, que trouxe Will Ferrell no papel protagonista.
Favreau teve sua estréia como diretor com o longa-metragem Crime Desorganizado, cujo roteiro foi escrito por ele. Também atuou no filme, contracenando com Vince Vaughn e Sean Combs.
Diante das câmeras, Favreau foi recentemente visto ao lado de Vaughn e Jennifer Aniston, na comédia Separados Pelo Casamento. Ele também pôde ser visto em Wimbledon – O Jogo do Amor, ao lado de Kirsten Dunst e Paul Bettany, em Something’s Gotta Give, em Demolidor – O Homem Sem Medo, de Mark Steven Johnson, com Ben Affleck, numa adaptação da franquia dos quadrinhos da Marvel e no papel-título no filme sobre o lendário campeão peso pesado Rocky Marciano, em Rocky Marciano.
Os créditos adicionais de Favreau em filmes incluem Amor aos Pedaços, ao lado de Famke Janssen, Virando o Jogo, com Keanu Reeves; Uma Loucura de Casamento, ao lado de Christian Slater e Cameron Diaz, e Impacto Profundo, com Robert Duvall, Morgan Freeman e Vanessa Redgrave.
Seus créditos em televisão incluem um papel recorrente no seriado Friends e uma participação especial em The Sopranos, a aclamada série do canal HBO, fazendo papel dele mesmo. Favreau também acrescentou aos seus créditos a função de encarregado de um programa, sendo o criador, produtor e apresentador de Dinner for Five, indicado ao Emmy.
Dentre seus projetos futuros está a comédia I Love You, Man, de John Hamburg, com lançamento programado para janeiro de 2009. Ele está atualmente trabalhando na produção da comédia Couples Retreat, na qual irá estrelar, ao lado de Vince Vaughn. Favreau também está em fase de pré-produção da altamente aguardada seqüência de Homem de Ferro.
MARY STEENBURGEN (Marilyn) ganhou um Oscar® por seu papel em Melvin and Howard.
Ela recentemente finalizou a produção de vários projetos de longa-metragens, com lançamentos programados para breve, incluindo a comédia dramática Open Roads, estrelando Jeff Bridges e Justin Timberlake, o drama In The Electric Mist, com Tommy Lee Jones, e a comédia romântica The Proposal, com Sandra Bullock e Ryan Reynolds.
Mais recentemente, Steenburgen estrelou na comédia Quase Irmãos, com Will Ferrell e John C. Reilly, e no drama psicológico de Neil Jordan, Valente, estrelado por Jodie Foster e Terrence Howard.
Em 2006 ela filmou Nobel Son, atuando ao lado de Alan Rickman e Bill Pullman e, antes disso, participou de duas temporadas de Joan of Arcádia, seriado da rede CBS, indicado ao Emmy. Em fevereiro de 2006, Steenburgen estrelou no teatro na peça Boston Marriage, dirigida por David Mamet, que esteve em cartaz no The Geffen Playhouse, em Los Angeles.
Os créditos anteriores de Steenburgen no cinema incluem um papel protagonista na comédia natalina Elf – Um Duende em Nova York, ao lado de Will Ferrell e James Caan, o longa-metragem independente Marilyn Hotchkiss’ Ballroom Dancing and Charm School e It Must Be Love feito para a televisão, da rede CBS, no qual ela co-estrelou com o marido, Ted Danson.
Ela participou de dois filmes do diretor John Sayles: A Terra do Sol e Casa de los Babys. Em 2001, estrelou ao lado de Kevin Kline Tempo de Recomeçar, de Irwin Winkler, que teve sua estréia no Toronto International Film Festival.
Em 2002, ela estrelou com Danson a mini-série para televisão Talking to Heaven. O casal trabalhou junto anteriormente, em 1996, em Gulliver’s Travels, aclamada mini-série da rede NBC, e em 1994, no longa-metragem Pontiac Moon, pela mesma emissora.
Steenburgen atuou, ao lado de Jon Voight e F. Murray Abraham em Noah’s Ark, da rede NBC, com direção de Robert Halmi, e foi indicada a um Screen Actors Guild Award® por seu papel em Promessa, filme de duas horas de duração feito para a CBS, no qual ela interpretou uma adulta com deficiência mental.
Outros créditos notáveis em filmes incluem Filadélfia, Parenthood – O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra, What’s Eating Gilbert Grape, Ensina-me a Viver, De Volta Para o Futuro 3, Um Século Em 43 Minutos, A Midsummer Night’s Sex Comedy, Retratos de Uma Realidade, O Natal Mágico, A Morte No Inverno e Fibra de Heróis, no qual ela também atuou como produtora executiva.
Os créditos de Steenburgen nos palcos de teatro incluem papéis em The Beginning of August, Holiday, Candida, do diretor George Bernard Shaw, que esteve em cartaz no Roundabout Theater, em Nova York, e Marvin’s Room, do mesmo diretor, exibido no Tiffany Theater, em Los Angeles.
Em 1989, ela e a colega atriz Alfre Woodard fundaram a Artists for a Free South Africa, e em 1996, Steenburgen e Ted Danson receberam o prestigiado Prêmio Upton Sinclair da Fundação Liberty Hill pelo trabalho que realizaram pelas causas ambientais.
Nativa de Little Rock, Arkansas, Steenburgen é filha de um condutor ferroviário e uma secretária de escola de Segundo Grau. Ela começou sua carreira aos dezenove anos, em Nova York.
DWIGHT YOAKAM (Pastor Phil) é um artista ímpar. Em outras épocas taxado de “excessivamente country”, por conta do começo de sua carreira musical, em Nashville, em meados da década de 80, seu estilo individualista nunca se ajustou a nenhum gênero, em particular. Variando em suas influências, desde Elvis até Merle Haggard, ele criou sua própria mistura potente de country e rock que honra seus ancestrais musicais, enquanto cria algo novo.
Até hoje, Yoakam já vendeu mais de 25 milhões de discos ao redor do mundo, o que o posiciona na elite dos superastros mundiais. Ele tem 12 discos de ouro e 9 de platina, ou multi-platina, incluindo o álbum triplo intitulado This Time. Cinco desses discos chegaram ao topo das paradas country da Billboard, e outros quatorze chegaram aos dez mais. Mais de 30 músicas também figuraram nas paradas de “singles”, com 22 delas entre as 20 mais tocadas, incluindo sucessos incomparáveis como Honky Tonk Man, Please Please Baby, Little Ways, I Sang Dixie, It Only Hurts When I Cry, Fast as You e Thousand Miles from Nowhere. Ele já ganhou dois Prêmios Grammy e tem a impressionante cotação de 21 indicações ao mesmo.
Seu disco de estréia, intitulado Guitars, Cadillacs, Etc. Etc., atraiu a atenção dos críticos e fãs, e lançou o movimento New Traditionalist. Ao longo de vários de seus discos seguintes, incluindo Hillbilly Deluxe, Buenas Noches from a Lonely Room e This Time, Yoakam passou de novato talentoso a lenda musical.
As apresentações ao vivo de Yoakam atraem críticas arrebatadoras. Dentre as quais destacam-se seu show no Warfield Theater, em São Francisco, que resultou em seu quinto disco gravado ao vivo, em 1995, intitulado Dwight Live, e sua memorável apresentação na Kentucky State Fair, em 2006. Seu estilo é tão abrangente que ele foi o único artista a recentemente se apresentar tanto no show de rock Coachella, quanto no festival de música country de Stagecoach.
Yoakam também foi manchete no recente CMA Festival, em Nashville, fazendo sua primeira aparição no evento, em duas décadas. Como convidado muito solicitado no circuito televisivo, ele tem o recorde de apresentações de todos os artistas musicais, em aparições no programa The Tonight Show, com Jay Leno.
Ao longo dos últimos 15 anos, Yoakam também abriu um nicho como um dos principais cantores-atores, estrelando em papéis específicos como motorista de caminhão, no filme noir Red Rock West de John Dahl, lançado em 1992. Depois ele teve uma performance empolgante, no papel do malevolente Doyle Hargraves, ganhador do Oscar® com Na Corda Bamba, na categoria de Melhor Elenco, e pelo qual ele e seus colegas também receberam indicações ao SAG® Award, na mesma categoria.
Sua carreira cinematográfica inclui papéis em O Quarto do Pânico, grande sucesso de bilheteria dirigido por David Fincher, e Três Enterros, de Tommy Lee Jones, vencedor do Festival de Cinema de Cannes.
Em breve ele poderá ser visto reprisando seu papel do excêntrico Doc Miles, ao lado de Jason Stratham, em Crank 2: High Voltage, a seqüência de Adrenalina, grande sucesso de 2006.
Yoakam também é empresário. Em meados dos anos 90, só por diversão, ele criou uma marca de biscoitos para servir na inauguração da boate e museu Crystal Palace, do amigo Buck Owens. A marca, chamada Dwight Yoakam’s Bakersfield Biscuits, surgiu como um empreendimento imaginário que evoluiu para um de grande sucesso nacional, com dúzias de produtos vendidos pelas lojas ao redor do país.
TIM McGRAW (Dallas) já ganhou seu lugar no ranking de artistas americanos do entretenimento. Ele já vendeu mais de 40 milhões de discos e colocou 30 músicas no primeiro lugar, ao redor do mundo. Seu status duradouro como um dos mais conhecidos e respeitados cantores de country, já foi visto em turnês e freqüentemente ganha o primeiro lugar nas paradas country, também figurando ente os cinco mais tocados de todos os gêneros.
McGraw estabeleceu uma presença notável em filmes, nos quais teve sua estréia em 2004, com Tudo Pela Vitória, contracenando com Billy Bob Thornton, um papel protagonista no drama de aventura familiar Minha Amiga Flicka e O Reino, thriller de ação, estrelado por Jamie Foxx. Na televisão ele já protagonizou três programas especiais pela rede NBC.
Permanece como um dos artistas musicais mais populares mundialmente. Em 2007, McGraw e a esposa Faith Hill fizeram história ao concluírem sua turnê de dois anos, intitulada “Soul2Soul Tour”, com o valor impressionante de arrecadação em bilheteria de US$142 milhões, estabelecendo a cifra como o mais alto valor de uma turnê da América do Norte do estilo musical country, ostentando números incríveis na história do country: 2 milhões de fãs que assistiram aos 117 shows, em 92 cidades e dois países.
McGraw já recebeu inúmeros prêmios, incluindo três Grammys, onze Oscars por trilhas sonoras, nove prêmios da American Music e três People’s Choice Awards.
Ao longo desse sucesso incrível, McGraw sempre foi focado na música, assumindo total controle de seus projetos recentes, gravando e viajando com sua banda e colocando seu selo em todo material que escolhe gravar. Seu último CD gravado em estúdio, intitulado Let It Go, estreou em primeiro lugar nas paradas pop e country e rapidamente chegou à marca de disco de platina.
Adicionalmente à sua participação em Minha Amiga Flicka, McGraw lançou uma canção que co-escreveu especificamente para o filme, com seu novo selo, a gravadora StyleSonic Records. Com a produção executiva de McGraw, a trilha sonora de Minha Amiga Flicka incluiu My Little Girl, co-escrito com Tom Douglas e interpretada por McGraw, como canção-título.
Recentemente, McGraw lançou um livro infantil intitulado My Little Girl, co-escrito com Douglas e lançado pela Thomas Nelson Publishing.
JON VOIGHT (Creighton) é um ator ganhador do Oscar® e astro do cinema há décadas, começando em 1969, com seu papel em Perdidos Na Noite longa-metragem inovador e vencedor do Oscar® de Melhor Filme. Voight recebeu uma indicação ao Oscar® por sua performance como Joe Buck, pelo qual também ganhou um Globo de Ouro, um BAFTA e o Prêmio de Melhor Ator da New York Film Critics Association e da National Society of Film Critics.
Ele ganhou o Oscar® de Melhor Ator por seu trabalho no drama Amargo Regresso, de 1978. Por esse papel, que retratava um veterano do Vietnã paralisado pela guerra, ele também ganhou um Globo de Ouro, assim como homenagens como Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes, da New York Critics Association, da Los Angeles Film Critics Association e do National Board of Review.
Voight recebeu sua terceira indicação ao Oscar® de Melhor Ator por sua atuação no thriller Expresso Para o Inferno, do diretor Andrei Konchalovsky. Ele recebeu sua mais recente indicação ao Oscar® na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação como Howard Cosell, na biografia épica Ali, pelo qual também recebeu outra indicação ao Globo de Ouro.
Adicionalmente, foi indicado ao Globo de Ouro por seus papéis no clássico de ação Amargo Pesadelo, de John Boorman, O Campeão, de Franco Zeffirelli, e O Homem Que Fazia Chover, de Francis Ford Coppola.
Voight atualmente está estrelando o drama Força Policial, do diretor Gavin O’Connor, que estréia no Brasil pela PlayArte em 27 de fevereiro. Dentre seus trabalhos recentes estão os papéis na comédia An American Carol, de David Zucker, no campeão de bilheteria Transformers, do diretor Michael Bay, no grande sucesso A Lenda do Tesouro Perdido – Livro dos Segredos e em sua seqüência, em Glory Road e na remontagem de Sob O Domínio do Mal, dirigida por Jonathan Demme, com Meryl Streep. Ele também faz uma breve participação como ele mesmo em Trovão Tropical.
Sua longa lista de créditos em filmes inclui Holes, de Andrew Davis, Lara Croft: Tomb Raider – A Origem da Vida, no qual atuou ao lado de sua filha, Angelina Jolie, Pearl Harbor, de Michael Bay, Zoolander, de Ben Stiller, Marcação Cerrada, Bebês Geniais, no qual também trabalhou como co-produtor, Inimigo de Estado, de Tony Scott, O General, de John Boorman, U Turn, de Oliver Stone, Rosewood, de John Singleton, no campeão de bilheteria Missão Impossível, de Brian De Palma, Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, Table for Five, The Odessa File, Conrack, The Revolutionary e Ardil 22, de Mike Nichols.
Voight também foi honrado por seu trabalho em televisão, mais recentemente recebendo uma indicação ao Prêmio Emmy, por sua performance na biografia épica intitulada John Paul II. Ele foi anteriormente indicado ao Emmy por seu trabalho no drama Uprising, exibido em dois episódios. Voight foi reconhecido pelos colegas com uma indicação ao Screen Actors Guild Award®, por seu trabalho em The Five People You Meet in Heaven, baseado no livro de Mitch Albom. Ele também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por seu papel em The Last of His Tribe, pelo canal HBO.
Seus inúmeros créditos em televisão também incluem projetos como Jasper, Texas, Second String, Jack and the Beanstalk: The Real Story, Noah’s Ark, Return to Lonesome Dove e Chernobyl: The Final Warning. Ele fez sua estréia como diretor com o longa-metragem The Tin Soldier, exibido em 1995 pelo canal Showtime, que foi indicado como Melhor Filme Infantil no Festival de Cinema de Berlim.
Nos palcos, Voight teve sua estréia na Broadway com Rolf na produção original de A Noviça Rebelde. Em 1965, ele estrelou ao lado de Robert Duvall na aclamada remontagem da peça A View From the Bridge, de Arthur Miller. Mais tarde, ele estrelou em A Streetcar Named Desire, que esteve em cartaz no Ahmanson Theater, em Los Angeles, e mais recentemente participou de The Seagull, de Chekhov, em um teatro da região off-Broadway.
SISSY SPACEK (Paula) é uma das mais respeitadas atrizes da indústria cinematográfica há mais de três décadas. Suas inúmeras premiações incluem um Oscar®, cinco indicações adicionais a esse prêmio, três Globos de Ouro e inúmeras premiações concedidas pelas associações de críticos.
Ela primeiro chamou a atenção da crítica e do público com sua performance em Terra de Ninguém, aclamado drama do diretor Terrence Malick, de 1973, no qual estrelou ao lado de Martin Sheen. Em 1976, Spacek recebeu sua primeira indicação ao Oscar® e ganhou um National Society of Film Critics Award, por sua performance arrepiante no papel-título em Carrie – A Estranha, do diretor Brian De Palma, baseado no romance de Stephen King. No ano seguinte, recebeu o New York Film Critics Circle Award por seu trabalho em Três Mulheres, dirigido por Robert Altman.
Em 1980, Spacek estrelou como Loretta Lynn, na aclamada biografia épica intitulada O Destino Mudou Sua Vida, ganhando o Oscar® e um Globo de Ouro por sua performance. Spacek também arrebanhou os prêmios New York Film Critics Circle, Los Angeles Film Critics, National Board of Review, e National Society of Film Critics Awards por sua performance da lenda musical country.
Spacek recebeu outra indicação ao Globo de Ouro no ano seguinte, por seu trabalho em Raggedy Man, dirigido por seu marido, Jack Fisk. Ela ganhou sua terceira indicação ao Oscar® e ao Globo de Ouro por seu papel em Desaparecidas, drama de 1982, do diretor Costa-Gavras, no qual trabalhou contracenando com Jack Lemmon, e sua quarta indicação ao Oscar® e ao Globo de Ouro por seu trabalho em O Rio do Desespero, de 1984, protagonizado por ela e Mel Gibson.
Em 1987, Spacek recebeu sua quinta indicação ao Oscar ® e voltou a ganhar o Globo de Ouro e o New York film Critics Circle Award por seu trabalho na comédia de humor negro intitulada Crimes do Coração. Sua mais recente indicação ao Oscar® veio através de sua retratação de uma mãe pesarosa pelo assassinato do filho, no drama Entre Quatro Paredes, pelo qual ela também ganhou um Globo de Ouro, um Independent Spirit Award e um AFI Film Award como Melhor Atriz. Além disso, ela ganhou inúmeros prêmios na categoria de Melhor Atriz de várias organizações de críticos, incluindo a de Los Angeles, New York e a Broadcast Film Critics. Seu trabalho em Entre Quatro Paredes também trouxe a Spacek duas indicações ao Screen Actors Guild (SAG) Award®, uma por Protagonista de Destaque (Outstanding Lead Actress) e outra pelo Melhor Elenco, que foi compartilhada com o restante dos atores do filme.
Outros créditos de filmes de Spacek incluem A Home at the End of the World, História Real, De Volta Para o Presente, Temporada de Caça, Ensina-me a Viver, JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar, The Long Walk Home, Night Mother, Marie, Terra Fria, Nine Lives – Fugindo do Passado e Hot Rod. Ela está atualmente estrelando no drama Lake City.
Spacek também foi premiada por seu trabalho na tela pequena, onde estrelou em grandes projetos. Ela recebeu indicações ao Prêmio Emmy por sua retratação de Zelda Fitzgerald, em Last Call, e por seu trabalho no western The Good Old Boys, de Tommy Lee Jones, assim como indicações ao SAG Award® por suas performances em Midwives e A Place for Annie. Seus créditos adicionais em televisão incluem If These Walls Could Talk, Beyond the Call, Streets of Laredo, A Private Matter e, mais recentemente, uma indicação ao Globo de Ouro por Pictures of Hollis Woods.
SOBRE OS REALIZADORES
SETH GORDON (Diretor) fez sua estréia como diretor de longas-metragens com SURPRESAS DO AMOR (Four Christmases). Gordon recentemente dirigiu o documentário The King of Kong: A Fistful of Quarters. O filme ganhou vários prêmios como Melhor Documentário, incluindo o Dallas/Fort Worth Film Critics, Online Film Critics e o Ohio Film Critics.
Gordon se formou pela Universidade de Yale, onde estudou arquitetura e documentário em cinema. Ele dirigiu vários curtas-metragens - Squirt, Fears of a Clown e The Problem with Percival – que foram premiados em festivais como o de Sundance e o Slamdance Film Festival, e esteve no AMC. Ele também produziu e editou o documentário New York Doll, aclamado em Sundance, que teve seu lançamento em cinemas em 2005. Gordon atuou como produtor e cinegrafista no documentário Shut Up And Sing, do diretor Dixie Chicks, lançado em 2006.
Dentre seus futuros projetos, Gordon já foi consultado para dirigir a remontagem de The King of Kong e também está programado para dirigir o longa-metragem The Only Living Boy in New York.
MATT R. ALLEN & CALEB WILSON (Roteiristas/autores) são autores de grandes comédias de sucesso desde 1998, já tendo escrito roteiros para a Warner Bros., Universal, Sony, Paramount, Disney, New Line Cinema, Spyglass Entertainment e Jerry Bruckheimer Productions. A dupla também já escreveu para Jamie Foxx, Johnny Knoxville, Dave Chappelle e Ice Cube.
Allen e Wilson se conheceram quando foram colegas de quarto, no primeiro ano da faculdade, na UC Santa Barbara, onde Allen era aluno de cinema e Wilson fazia filosofia e direito. Os dois compartilhavam uma paixão pela comédia e por contar histórias. Depois de se formarem, Allen aceitou um emprego como trainee na The Irv Schechter Agency, e Wilson logo o seguiu. Foi nessa pequena agência de talentos que eles tiveram a primeira compreensão de como funcionava a indústria do cinema e da televisão.
Em seguida, Allen passou a trabalhar na ICM e foi promovido a ao departamento de agenciamento às celebridades. Wilson entrou para a empresa Brillstein/Grey e começou a trabalhar com comediantes como Adam Sandler, David Spade e Dennis Miller. Vendo que as suas carreiras estavam tomando um rumo que nenhum dos dois queria, eles buscaram uma solução para o status de executivos ao escreverem, juntos, um roteiro intitulado Manchild. No dia em que a New Line Cinema comprou Manchild, ambos pediram demissão de seus empregos.
Em 2003, Allen e Wilson venderam o roteiro de SUPRESAS DO AMOR à Spyglass Entertainment. Essa é a primeira produção de um roteiro escrito pela dupla.
Dentre seus projetos atualmente em desenvolvimento estão Tough Love, a ser estrelado por Ice Cube, sob a direção de Thomas Carter, e Soul Surfer, programado para ter sua produção iniciada em janeiro de 2009.
JON LUCAS & SCOTT MOORE (roteiristas) atualmente estão trabalhando numa comédia de ficção científica a ser estrelada por Dwayne Johnson.
O primeiro roteiro deles produzido foi A Hora da Virada (Rebound), com Martin Lawrence. Seus projetos futuros incluem a comédia romântica Ghosts of Girlfriends Past, estrelado por Matthew McConaughey, Emma Stone, Jennifer Garner e Michael Douglas, e The Hangover, para o diretor Todd Phillips, a ser estrelado por Bradley Cooper, Heather Graham, Ed Helms e Zach Galifianakis. Ambos os filmes têm lançamentos programados para 2009.
ROGER BIRNBAUM (Produtor) fundou a companhia produtora, financiadora e distribuidora Spyglass Entertainment, com seu sócio Gary Barber, na qual compartilham os títulos de Co-Presidentes e Diretores Executivos. A empresa desenvolve e financia todos os seus projetos de forma independente.
Os êxitos da Spyglass Entertainment variam desde O Sexto Sentido, com Bruce Willis, que arrecadou US$661 milhões nas bilheterias ao redor do mundo, até o grande sucesso Todo Poderoso, estrelando Jim Carrey, que arrecadou $485 milhões de dólares. Também incluídos nos títulos da Spyglass estão filmes favoritos de público e indicados ao Oscar®, como Seabiscuit - Alma de Heróis, com Tobey Maguire, e O Informante, com Russell Crowe e Al Pacino. No total, os filmes da Spyglass já faturaram mais de 26 indicações ao Oscar®, incluindo três vitórias.
Outros sucessos da companhia incluem O Conde de Monte Cristo, com Jim Caviezel e Guy Pearce, Tenha Fé, com Ben Stiller e Edward Norton, a dupla de filmes de sucesso Bater ou Correr e Bater ou Correr em Londres, com Jackie Chan e Owen Wilson, O Novato, com Al Pacino e Colin Farrell, The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, estrelando Sam Rockwell e Mos Def, e o grande sucesso de bilheteria Operação Babá, com Vin Diesel. A Spyglass também co-financiou e fez a produção executiva de A Lenda do Zorro, com Catherine Zeta-Jones e Antonio Banderas, e Memórias de uma Gueixa, uma adaptação do romance campeão de vendas, que contou com a direção de Rob Marshall. Ambos os filmes tiveram lançamento internacional pela Spyglass e, até hoje, já faturaram mais de US$150 milhões cada, em bilheterias ao redor do mundo. Memórias de uma Gueixa recebeu três Oscar®.
Em 2006, Birnbaum co-financiou e produziu o longa-metragem de ação e aventura Resgate Abaixo de Zero, com ganhos superiores a US$120 milhões em bilheterias ao redor do mundo. A Spyglass também produziu e financiou o thriller The Lookout, dirigido pelo aclamado autor Scott Fran, sendo esse o seu primeiro trabalho na direção. Em 2007, a Spyglass fez os lançamentos de A Volta do Todo Poderoso (Evan Almighty), e o filme de ação O Vira-Lata, baseado na adorada série de desenhos.
Em 2008, a Spyglass co-financiou o grande sucesso Vestida Para Casar, estrelando Katherine Heigl, que foi produzido por Birnbaum. O filme foi seguido de As Ruínas, um suspense de terror produzido em associação com a DreamWorks, Fim dos Tempos, de M. Night Shyamalan, a comédia O Guru do Amor e O Produrado, um filme de ação cheio de suspense, baseado no romance de Mark Miller e estrelado por Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy.
Atualmente nos cinemas estão o drama Flash of Genius, que é baseado numa história real, e a comédia Ghost Town. Dentre os filmes do portfolio da Spyglass programados para lançamento em 2009 estão G.I. Joe: Rise of Cobra, no qual Birnbaum irá atuar como produtor executivo e sua companhia participará no co-financiamento.
Antes de fundar a Spyglass Entertainment, Birnbaum foi co-fundador da Caravan Pictures, onde foi responsável por grandes sucessos de bilheteria como A Hora do Rush, Seis Dias / Sete Noites, Gadget – Inspetor Bugiganga, Gross Pointe Blank, Os Três Mosqueteiros, Angels in the Outfield e Enquanto Você Dormia.
Antes de ingressar na Caravan, Birnbaum detinha os títulos de Presidente Mundial e Vice-presidente Mundial de Produção da Twentieth Century Fox, onde ele desenvolveu filmes como Esqueceram de Mim, Dormindo Com O Inimigo, Edward Mãos de Tesoura, Top Gang – Ases Muito Loucos, Meu Primo Vinny, O Último dos Moicanos, Duro de Mater 2 e Uma Babá Quase Perfeita, entre outros. Antes disso, Birrnbaum foi Presidente de Produção da United Artists, onde desenvolveu o filme ganhador do Oscar® Rain Man.
No começo de sua carreira, ele produziu The Sure Thing, dirigido por Rob Reiner, e O Enigma da Pirâmide, apresentado em associação com a Amblin Entertainment, de Steven Spielberg. Para a televisão, ele fez a produção executiva de filmes como Scandal Sheet, Happily Ever After, When Your Lover Leaves e o premiado All the Kids Do It.
Nascido em Teaneck, Nova Jersey e formado pela Universidade de Denver, Birnbaum construiu uma carreira bem sucedida como Vice-presidente das gravadoras A&M Records e Arista Records, antes de ingressar na indústria cinematográfica. Ele atualmente é diretor artístico do Conservatório AFI e atua no quadro diretor da University of Califórnia Santa Barbara, no Centro de Cinema, Televisão e Novas Mídias. Ele também é membro do Programa de Produções Peter Stark da Universidade de San Diego, e pertence ao Programa de Graduação em Cinema da Universidade de Los Angeles, Califonria, UCLA.
GARY BARBER (Produtor), fundou, junto com seu sócio Roger Birnbaum, a companhia produtora, financiadora e distribuidora Spyglass Entertainment, na qual compartilham os títulos de Co-Presidentes e Diretores Executivos.
As escolhas sagazes de produções feitas pela Spyglass Entertainment’s começaram com o fenêmeno de bilheterias do filme O Sexto Sentido, estrelado por Bruce Willis, que arrecadou mais de US$661 milhões e arrebanhou seis indicações ao Oscar®. Outros sucessos incluem O Conde de Monte Cristo, com Jim Caviezel e Guy Pearce, Tenha Fé, com Ben Stiller e Edward Norton, Bater ou Correr, com Jackie Chan e Owen Wilson e sua seqüência, Bater ou Correr em Londres, e a dupla dinâmica formada por Al Pacino e Colin Farrell em O Novato.
Barber fez a produção executiva e co-financiou dois filmes que se tornaram marcos: Todo Poderoso, estrelando Jim Carrey e Jennifer Anistou, que arrecadou US$485 milhões em bilheterias ao redor do mundo e é considerado o maior filme de comédia de todos os tempos, e Seabiscuit - Alma de Heróis, com Tobey Maguire, que obteve sete indicações ao Oscar® com sua história comovente do triunfo sobre a adversidade. Posteriormente, Barber produziu Operação Babá, uma comédia estrelada por Vin Diesel que arrecadou aproximadamente US$200 milhões em bilheterias ao redor do mundo e The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy, uma adaptação do romance campeão de vendas de Douglas Adams, que ultrapassou a marca dos US$100 milhões no mundo.
A Spyglass também co-financiou A Lenda do Zorro, com a co-produção executiva de Barber, contando com um elenco protagonizado por Catherine Zeta-Jones e Antonio Banderas e dirigido por Martin Campbell, e Memórias de Uma Gueixa, baseado no romance campeão de vendas, dirigido por Rob Marshall e estrelado por Ziyi Zhang e Ken Watanabe, que rendeu à Spyglass três Oscars® das seis indicações, trazendo à companhia um total de 26 indicações até a presente data.
O grande sucesso Resgate Abaixo de Zero foi co-financiado pela Spyglass e teve a produção executiva de Barber em 2006 e em 2007 a Spyglass produziu e financiou os lançamentos de The Invisible e The Lookout. No verão de 2007, a Spyglass lançou A Volta do Todo Poderoso e o filme de ação Vira-Lata, baseado na adorada série de desenhos.
Em 2008, a Spyglass está tendo um ano muito prolífico, que começou com o lançamento do grande sucesso de Vestida Para Casar), que Barber produziu e a Spyglass co-financiou, seguido de As Ruínas, um thriller produzido em associação com a DreamWorks. Os lançamentos mais recentes são Fim dos Tempos, de M. Night Shyamalan, a comédia O Guru do Amor, O Procurado, um filme de ação cheio de suspense, baseado no romance de Mark Miller e estrelado por Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy, Flash of Genius, drama baseado numa história real que se desenrola ao longo de três décadas e a comédia Ghost Town, estrelada por Ricky Gervais.
Em fevereiro de 2009, a Spyglass dará início à produção de Leap Year, uma comédia romântica protagonizada por Amy Adams. Em seguida, a Spyglass irá co-financiar o filme G.I. Joe: Rise of Cobra, contando com Barber na função de produtor executivo.
Um veterano nos negócios, Barber foi diretamente responsável por empresas operacionais no setor de produção e distribuição de filmes, comercialização internacional cinematográfica e teatral, e de distribuição de vídeo e televisão, além de conteúdo de exibição de musicais previamente gravados e publicidade musical. Ele foi resposável pela elaboração dessas empresas a partir do zero.
Barber é ex-presidente e Diretor de Operações da Morgan Creek Productions. Durante o período de oito anos e meio em que esteve na companhia, ele ficou encarregado das operações diárias de cada uma das entidades pertencentes à carteira de negócios da Morgan Creek, incluindo produção de longas-metragens, distribuição de conteúdo estrangeiro, exibição e interatividade.
Barber atuou como produtor e produtor executivo em mais de sessenta longas-metragens e programas de televisão, incluindo o grande sucesso Ace Ventura – Um Detetive Diferente, de 1994, que fez a carreira de Jim Carrey decolar rumo ao estrelato. Trabalhou também na seqüência, Ace Ventura: Um Maluco Na África, e também no campeão de bilheterias Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões, estrelado por Kevin Costner.
JONATHAN GLICKMAN (produtor) é presidente da Spyglass Entertainment e responsável pelo desenvolvimento e produção de todos os filmes da companhia.
Em 1993, Glickman ingressou na Caravan Pictures como estagiário e até 1997 já tinha traçado sua trajetória rumo à presidência da companhia. Durante esse tempo, ele trouxe para a empresa projetos como Enquanto Você Dormia e atuou na função de produtor associado. Mais tarde, Glickman fez a produção executiva de Grosse Pointe Blank e Gadget – Inspetor Bugiganga. Além disso, produziu o grande sucesso internacional A Hora do Rush e suas duas seqüências.
Em 1998, Glickman foi primeiro eleito Presidente de Produção da Spyglass Entertainment e em 2003 foi promovido a Presidente da Spyglass Entertainment. Em seu tempo na Spyglass, Glickman já produziu grandes sucessos internacionais como Bater ou Correr, O Conde de Monte Cristo, Operação Babá e The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy.
No começo de 2008, ele produziu a comédia romântica Vestida Para Casar, que até agora já arrecadou mais de $160 milhões de dólares ao redor do mundo.
JEFFREY L. KIMBALL (Diretor de Fotografia) começou sua carreira na indústria cinematográfica nos anos 70, como segundo cinegrafista em It’s Alive e Cat People. Em 1986, ele decolou como diretor de fotografia para o diretor Tony Scott, no grande sucesso de bilheteria Top Gun – Ases Indomáveis.
Kimball continuou a colaborar com Scott em filmes como Um Tira em Beverly Hills 2, Revenge e Amor à Queima Roupa. Ele também filmou Jacob’s Ladder, para o diretor Adrian Lyne, e Curly Sue, para o diretor John Hughes.
Em 2000, Kimball se uniu a John Woo como diretor de fotografia em Missão Impossível 2, depois voltou a trabalhar com o mesmo diretor em 2002, no filme Códigos de Guerra (Windtalkers) e em 2003 assinando a fotografia de O Pagamento.
Mais recentemente, ele filmou O Outro Nome do Jogo e Glory Road, filme do produtor Jerry Bruckheimer sobre um time de basquete do Texas, e em 2006 trabalhou no drama A Força da Amizade, que teve sua estréia no Festival de Cinema de Toronto.
Adicionalmente ao seu trabalho em longas-metragens, Kimball já filmou muitos comerciais de primeira linha incluindo um curta-metragem de John Woo, para a BMW.
Dentre seus projetos futuros está a comédia Old Dogs, do diretor Walt Becker, com lançamento programado para 2009.
SHEPHERD FRANKEL (Designer de Produção) recentemente atuou na comédia romântica de grande sucesso intitulada Vestida Para Casar estrelando Katherine Heigl. No começo de 2007, ele foi o designer de produção no drama romântico P.S. Eu Te Amo, de Richard LaGravenese, estrelado por Hilary Swank e Gerard Butler, e em The Grand, comédia de Zak Penn.
O primeiro trabalho de Frankel como designer de produção de um longa-metragem foi em Ela Dança, Eu Danço, seguido por Vestida Para Casar para a diretora Anne Fletcher. Antes disso, ele atuou como diretor de arte em filmes como Quarteto Fantástico, Mulher-Gato, Scooby Doo 2 – Monstros à Solta, O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas, Doce Lar e Stuart Little 2.
Nascido e criado na Cidade de Nova York, Frankel freqüentou a LaGuardia School of the Arts, onde estudou pintura e escultura. Ele recebeu seu diploma no Hampshire College in Amherst, Massachusetts, e tem mestrado em arquitetura pela School of Architecture and Urban Planning, da University of California, Los Angeles (UCLA). Após receber seu diploma, ele começou sua carreira cinematográfica como assistente de direção de arte em filmes como A Experiência 2 – A Mutação, De Volta Para o Presente, Stuart Little e Magnólia.
Dentre seus próximos projetos está a comédia Couples Retreat, a ser estrelada por Vince Vaughn, Jon Favreau, Jason Bateman e Faizon Love, sob a direção de Peter Billingsley. Atualmente em produção, o longa-metragem tem seu lançamento programado para 2009.
MARK HELFRICH (Editor) editou os grandes sucessos: X-Men - O Confronto Final, os três longas-metragens da trilogia A Hora do Rush, Dragão Vermelho, Um Homem de Família, Money Talks, O Predador, Rambo – A Missão e Todo Mundo Em Pânico, dentre outros. Os filmes que ele editou já arrecadaram mais de um bilhão de dólares em bilheterias.
Seus créditos adicionais em filmes incluem o episódio piloto da série Prison Break, do canal Fox, e o vídeo-clipe premiado da canção Beautiful Stranger, de Maddona, para o filme Austin Powers – O Agente Bond Cama.
Ano passado, Helfrich teve sua estréia como diretor de um longa-metragem, com o filme Maldita Sorte. Residente em Los Angeles, é membro da American Cinema Editors, da Academy of Motion Picture Arts & Sciences e do Directors Guild of America.
MELISSA KENT (Editora) mais recentemente atuou como editora em Quatro Amigas e Um Jeans Viajante 2, para a diretora Sanaa Hamri. Esse trabalho marcou a segunda parceria das duas, após a estréia de Hamri como diretora de longas-metragens, em 2006, com a comédia romântica Uma Coisa Nova: As Surpresas so Coração.
Outros créditos recentes do trabalho de edição de Kent incluem o drama televisivo A Raisin in the Sun e o drama original feito para o canal Showtime intitulado An American Crime. Ela foi indicada ao American Cinema Editors Award por seu trabalho no filme The Reagans, de 2003, também para o Showtime.
Anteriormente, Kent editou Crazy/Beautiful, para o diretor John Stockwell; As Virgens Suicidas, para a diretora Sofia Coppola; Supernova, para o diretor Walter Hill; e Reaching Normal, para a diretora Anne Heche, um curta-metragem que foi exibido no Sundance Film Festival. Ela também fez a edição adicional de Vidas Sem Rumo, relançamento de 2005 do clássico de 1983, do diretor Francis Ford Coppola, e foi co-editora de O Homem Que Fazia Chover, também de Coppola. Adicionalmente, ela atuou como editora em My Family, para o diretor Gregory Nava.
O trabalho de Kent nas emissoras de TV a cabo inclui The Roman Spring of Mrs. Stone, do canal Showtime, o drama do TNT Baby e First Look: The Rainmaker, do HBO, além de inúmeros episódios de Médium, série de grande sucesso.
SOPHIE DE RAKOFF (Designer de Figurino) nasceu e foi criada no centro de Londres. Ela se mudou para Nova York em 1980, onde dividia seu trabalho trabalhando na revista Paper e a boate Nell’s Nightclub. Depois de se mudar para Los Angeles, ela continuou a trabalhar para a Paper, escrevendo sobre filmes e também dando sua colaboração a diversas outras publicações, incluindo a Vogue britânica e as revistas Dazed and Confused, Detour, Details e Vibe. Em meados dos anos 90, ela começou a mudar de caminho e encontrou grande sucesso como estilista de moda no mundo dos vídeo-clipes musicais.
Em 1999, Rakoff fez o figurino de seu primeiro longa-metragem, intitulado Speed of Life. Em 2001, ela desenhou o figurino de Legalmente Loira, primeiro filme que fez com Reese Witherspoon, o que a levou a colaborar em SUPRESAS DO AMOR. Outros créditos notáveis de Rakoff incluem Legalmente Loira 2, Doce, Dança Comigo?, Em Seu Lugar e Amor Em Jogo.
De Rakoff foi duas vezes indicada ao Costume Designers Guild pela Excelência em Filmes Contemporâneos e em 2005 foi homenageada pela revista Premiere Magazine e a AMC, como uma das ganhadoras do Prêmio Women in Hollywood daquele ano. Seu trabalho em Legalmente Loira foi apresentado no livro “Dressed: A Century of Hollywood Costume Design”, de Deborah Nadoolman Landis e incluído na mostra da Academia de Artes e Ciências referente aos “50 Designers, 50 Figurinos”, que percorreu o mundo em turnê.
ALEX WURMAN (Trilha Sonora) ganhou imensa notoriedade e aclamação da crítica por sua trilha do documentário Marcha dos Pingüins, vencedor do Oscar®. Logo em seguida, ele trabalhou com Will Ferrell na comédia campeã de bilheteria Ricky Bobby – A Toda Velocidade.
Outros exemplos de sua vocação para trabalhos dramáticos podem ser verificados nas trilhas de Mrs. Harris, estrelado por Annette Bening e Sir Ben Kingsley, Normal, estrelado por Jessica Lange e Tom Wilkinson, Confissões de Uma Mente Perigosa, dirigido e estrelado por George Clooney, Treze Visões, estrelado por Matthew McConaughey, Alan Arkin e John Turturro, e no drama de ação Divisão de Homicídios, que traz Harrison Ford e Josh Hartnett como protagonistas.
No reino da comédia, antes de Ricky Bobby – A Toda Velocidade, Wurman elaborou trilhas para filmes como O Âncora – A Lenda de Ron Burgundy, estrelado por Will Ferrell, a comédia De Repente É Amor, com Ashton Kutcher e Amanda Peet nos papéis principais, Por Uma Boa Briga, estrelando Woody Harrelson e Antonio Banderas, e Homo Erectus, dirigido e protagonizado por Adam Rifkin.
Os projetos mais recentes de Wurman incluem as trilhas do drama Bernard and Doris, do canal HBO, pelo qual ele recebeu uma indicação ao Prêmio Emmy de 2007, a comédia romântica Maratona do Amor, estrelada por Simon Pegg e Thandie Newton, The Promotion, com Seann William Scott e John C. Reilly nos papéis principais e Five Dollars a Day programada para ser lançada em breve, estrelando Christopher Walken.
Ele também compôs a trilha do drama What Doesn’t Kill You, protagonizado por Ethan Hawke, Mark Ruffalo e Donnie Wahlberg, que estreou em setembro, no Festival de Cinema de Toronto, com grade aclamação da crítica e previsão de lançamento comercial para dezembro de 2008.

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