domingo, 18 de janeiro de 2009

Cineasta luso Manoel de Oliveira estréia filme em Berlim

Fonte: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/01/16/ult3680u1348.jhtm

Berlim, 16 jan (Lusa) - O novo filme do cineasta português Manoel de Oliveira, "Singularidades de uma rapariga loura", terá estréia mundial na 59ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
O diretor luso vai à capital alemã para ver a estréia da sua nova obra. A película será exibida no Cinema Paris, na Kurfuerstendamm, famosa avenida da parte ocidental da cidade.
A porta-voz do festival, Frauke Greiner, disse que "Singularidades de uma rapariga loura" foi selecionado para uma sessão fora de concurso em que são projetadas fora obras de cineastas contemporâneos com obras pouco convencionais.
Essa exibição deve ser "uma homenagem especial" aos diretores, proporcionando oportunidade de apresentarem pessoalmente os seus filmes, diz uma nota publicada pela organização. 
Além de "Singularidades de uma rapariga loura", produção luso-francesa baseada em um conto de Eça de Queirós, serão exibidos mais 12 filmes na sessão Berlinale Special, oito deles em estréia mundial.
A seleção inclui ainda "Adam Resurrected", de Paul Schrader, com Willem Dafoe, "Bellamy", de Claude Chabrol, com Gérard Depardieu, "Terra Madre" de Ermanno Olmi, e "Effi Briest", da alemã Hermine Huntgeburth, com Julia Jensch.
Também já foram anunciados nesta semana 25 dos 26 filmes selecionados para a principal categoria do festival. A última película será anunciada em Berlim, em 27 de janeiro.
Ao longo do 59º Festival de Berlim, considerado um dos três maiores do mundo, ao lado de Cannes e de Veneza, serão exibidos cerca de 800 filmes, selecionados entre quase seis mil obras vistas pela equipe chefiada pelo diretor Dieter Kosslick.

Nenhum comentário: