domingo, 18 de janeiro de 2009

Que Oscar, que nada, o que vale agora são os Tomates de Ouro


Fonte: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/01/16/ult4332u966.jhtm

Nos Estados Unidos há o Prêmio do National Board of Review, o Prêmio do Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, o Globo de Ouro, o Prêmio do Sindicato dos Atores, o Independent Film Awards. O Prêmio dos Críticos de Cinema de Los Angeles, o Prêmio do Sindicato dos Produtores e o Prêmio do British Film Institute.
Ah, os americanos também têm o Oscar.
Não há falta de círculos de críticos, sindicatos e grupos que concedam prêmios nessa época do ano. Mas há um método indiscutivelmente melhor de decidir quais são os melhores filmes do ano. 
Os sites Rotten Tomatoes e MetaCritic.com são agregadores de opiniões críticas. Eles colhem críticas de todo o país e as avaliam.
Nenhum dos dois sistemas é perfeito. O Rotten Tomatoes determina se uma crítica é favorável ou não (há um abismo entre esses dois extremos) e o MetaCritic designa uma nota numa escala de até 100 (novamente, nem todas as críticas trabalham com sistema numérico).
Mas se o leitor procura consenso, não há método melhor do que o desses sites.
Essa semana, o Rotten Tomatoes anunciou seus prêmios: os Golden Tomatoes (Tomates de Ouro, numa tradução livre). Eles dividem a honraria a melhor filme em duas categorias: filme de lançamento amplo com melhor crítica e lançamento restrito com melhor crítica.
"Wall-E" ganhou o Tomate de Ouro de lançamento amplo com pontuação no Tomatometro de 96 porcento. Em dez anos de Tomate de Ouro, os filmes da Pixar ficaram em primeiro lugar na categoria de lançamentos amplos cinco vezes; os filmes que atingiram essa marca foram "Toy Story 2", "Procurando Nemo", "Os Incríveis" e "Ratatouille".
O documentário "Mano on Wire", que reconstitui a travessia de Philippe Petit entre as torres do World Trade Center em 1974, venceu o Tomate de Ouro de lançamento restrito. Teve pontuação máxima no Tomatometro, o que significa que não teve críticas negativas.
O site também divide os filmes com melhores críticas por gênero. Para os resultados acesse o site www.ritentomatoes.com/guides/rtawards. 
Tanto "Wall-E" quanto "Man on Wire" estavam entre os quatro melhores filmes medidos pelo MetaCritic. "Wall-E" e o drama francês "Entre os Muros" empataram com pontuação 93. Empatados em segundo lugar, ficaram "mano n Wire" e a animação israelense "Waltz With Bashir".
O grande vencedor do Globo de Ouro, "Slumdog Millionaire", ficou em quinto lugar.
Pode-se argumentar que esses agregadores refletem mais verdadeiramente os melhores filmes do ano. Afinal, eles estão longe da influência das campanhas publicitárias do Oscar e das fofocas de celebridades.
No entanto, alguns críticos não são fãs dos agregadores, que preferem o consenso sobre a experiência individual.
Matt Atchity, editor-chefe do Rotte n Tomatoes, disse que seu site pode levar os leitores a um crítico que eles não leem no jornal local de sua cidade, mas que está mais alinhado com o seu gosto. 
"O Rotten Tomatoes ainda apóia a crítica cinematográfica", disse Atchity. "Ainda acho que a crítica de cinema é muito importante."

Nenhum comentário: