segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cinema francês ganha popularidade no mundo em 2008

Vin Diesel em "Missão Babilônia", filme francês com maior público internacional em 2008
Jason Statham e Natalya Rudakova em cena de "Carga Explosiva 3", escrito por Luc Besson

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u491712.shtml

O cinema francês conseguiu alargar seu público estrangeiro durante o ano passado. A venda de ingressos para os filmes franceses cresceu 17% em 2008, chegando a 78 milhões de unidades vendidas nos cinemas fora da França, conforme estatísticas divulgadas na última sexta-feira (16) e citadas pela revista de entretenimento "Variety".
É o maior número de ingressos vendidos desde 1990, quando a Ubifrance --agência do governo francês para desenvolvimento de negócios internacionais, que divulgou os números-- iniciou a contagem. 
O filme francês que fez mais sucesso fora foi "Missão Babilônia", que vendeu 10,1 milhões de ingressos em 40 países. O infantil "Asterix nos Jogos Olímpicos" ficou em segundo lugar, conseguindo vender 9,1 milhões de entradas em 31 países. "Busca Implacável", escrito por Luc Besson, vem em terceiro lugar, com 8,8 milhões de bilhetes vendidos em 23 países. 
Completam ainda o top 5 os filmes "Carga Explosiva 3", também de Besson (7,3 milhões de ingressos vendidos em sete países) e "Bienvenue Chez les Ch'tis", este não lançado no Brasil, e que conseguiu vender 4,1 milhões de ingressos em 12 países.
O maior mercado internacional para os filmes franceses são os Estados Unidos, onde o público comprou 17,8 milhões de entradas. A Rússia vem em segundo lugar, com 7,2 milhões de espectadores, seguida por Alemanha (5,6 milhões) e Reino Unido (4,3 milhões). 
Para a Ubifrance os bons números mostraram a capacidade do cinema francês de lançar produções que tenham capacidade de entrar no mainstream do cinema de entretenimento. 
A agência anunciou um acordo com a CNC, o instituto governamental para o cinema na França, para injetar 380 milhões de euros (R$ 1,16 bilhão) em cerca de 450 instituições e empresas envolvidas na distribuição e exportação de filmes e programas de TV na França.

Nenhum comentário: