segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Série policial "9 MM" ganhará mais nove episódios



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u490995.shtml

Após quatro episódios, a série policial "9 MM: São Paulo" voltará ao canal Fox, da TV paga, com mais nove capítulos inéditos, que completam a primeira temporada do programa. A sequência foi apresentada à imprensa na sexta-feira (16).
Os novos episódios irão ao ar no dia 5 de maio às 23h; os primeiros capítulos serão reexibidos no dia 7 de abril no mesmo horário, mas é possível assisti-los pelo site oficial do "9 MM". 
"9 MM" é a primeira produção inteiramente nacional da Fox. O canal não divulgou os custos de cada episódio. 
A série segue o cotidiano de uma delegacia de homicídios de São Paulo por meio de cinco personagens principais, entre eles, um investigador acostumado a fazer justiça com as próprias mãos e uma mãe solteira e "workaholic". 
Nos primeiros capítulos exibidos em junho de 2008, o público foi apresentado aos personagens, seus dramas pessoais e sua rotina de trabalho. 
Na continuação da trama, a equipe do delegado Eduardo (interpretado por Luciano Quirino) ganhará um antagonista "fixo", uma facção criminosa nos moldes do Primeiro Comando da Capital (PCC). 
"Tropa de Elite"
Apesar de alguns elementos da história se assemelharem aos de "Tropa de Elite", a série é muito diferente do filme, afirma o produtor Roberto D'Ávila. 
"'Tropa de Elite' é uma ficção sobre a potência, '9 MM' é sobre a impotência", explicou D'Ávila, que acrescentou que o projeto foi encaminhado para a Fox em 2004, antes do lançamento do filme em 2007. 
Para o jornalista Carlos Amorim, autor do livro "Comando Vermelho - A História Secreta do Crime Organizado" e criador da ideia original da trama, a série "reflete bem como a guerra entre policiais e bandidos é pessoal".
"Há uma competição feroz entre eles. Eles vêm do mesmo estrato social, e o policial precisa esconder indícios de que é policial. Ser policial pode custar a vida dele", continuou. 
Estética realista 
D'Ávila explicou que "9 MM" foi concebido para ser uma série com estética realista. "A série busca a verossimilhança, com toques do real, mostrando que vida pode ser assim mesmo". 
Para conseguir esse efeito, a equipe da produção trabalhou com dois eixos principais: o texto e os atores. 
O roteiro da série foi baseado em relatos reais de policiais, sendo que 30 deles prestam consultoria à produção. Também foi realizada uma pesquisa de campo que durou nove meses. 
A ausência de nomes famosos no elenco também foi uma escolha proposital. "Queríamos que o público visse o personagem antes do ator. A artificialidade do tom criaria uma distância com o público", afirmou D'Ávila. 
Segundo ele, a equipe viu que a série estava fazendo sucesso, quando um dos atores levou ao estúdio um DVD pirata com a série, o que mostra a penetração do programa em um público que não tem acesso à TV a cabo.

Nenhum comentário: