quinta-feira, 19 de junho de 2008

Morre aos 100 anos o cineasta francês Jean Delannoy

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u414020.shtml
da Efe, em Paris
O cineasta francês Jean Delannoy, autor de filmes realizados com artistas e intelectuais como Jean Cocteau, Anthony Quinn, Erich Von Stroheim e Jean-Paul Sartre, morreu nesta quarta-feira (19) aos 100 anos de idade.
Os parentes do cineasta informaram que o artista morreu ontem à noite em casa, situada na localidade de Guainville, no noroeste da França.
Neste local "era feliz" e "o mundo do cinema continuava visitando" o cineasta, ressaltou hoje o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ao destacar a inteligência e fidelidade deste "imenso realizador", cujos filmes "continuarão nos encantando sempre".
Cannes
Roteirista, adaptador e diretor de cerca de 30 filmes, Delannoy inspirou seu famoso filme "A Sinfonia Pastoral" no romance de André Gide.
Esse filme valeu ao cineasta o Grande Prêmio do Festival de Cannes em 1946.
"O Corcunda de Notre-Dame", protagonizado por Anthony Quinn e Gina Lollobrigida, foi outro grande sucesso do cineasta.
O grande triunfo data de 1943, "Além da Vida", um dos raros sucessos franceses sob a ocupação alemã, com roteiro de Jean Cocteau.
Nascido em 12 de janeiro de 1908, em Noisy-le-Sec, ao norte de Paris, o cineasta era irmão da atriz de cinema mudo Henriette Delannoy,
"La Passion de Bernadette" (1989) e "Marie de Nazareth" (1994) foram as duas últimas realizações deste diretor, que em 1982 foi nomeado presidente da Academia Nacional do Cinema francês.

Nenhum comentário: