quarta-feira, 18 de junho de 2008

Príncipe quer manter intercâmbio entre Brasil e Japão

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u413704.shtml
Ao chegar ao Palácio do Planalto, o príncipe do Japão, Naruhito, foi o primeiro a quebrar o rígido protocolo estabelecido para sua visita. O herdeiro do trono ignorou as próprias regras estendeu a mão direita e cumprimentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia.
Durante o encontro, o presidente lembrou a importância da vinda do navio Kasato Maru e disse que o Brasil formou sua identidade com os imigrantes de diferentes partes do mundo.
As comemorações que estreitaram as relações entre Brasil e Japão e as novas frentes de atuação que serão criadas como, por exemplo, o biocombustível e a TV digital, foram outros pontos destacados por Lula, durante o discurso.
Naruhito citou ainda a presença dos cerca de 300 mil dekasseguis que vivem no Japão e de 1,5 milhão de descendentes japoneses que vivem no Brasil. Como Lula, o príncipe disse que o ideal é trabalhar para manter o intercâmbio entre Brasil e Japão.
Lula e Naruhito lançaram um bloco de selos e uma moeda em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Também durante a solenidade no Palácio do Planalto, algumas personalidades, que contribuíram para a integração entre brasileiros e japoneses, receberam medalhas criadas por Tomie Otake. O príncipe chegou ao país na terça-feira (17), para uma visita de nove dias.

Nenhum comentário: