segunda-feira, 9 de junho de 2008

Mundo do cinema faz homenagem a Dino Risi em Roma

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u410445.shtml
da Efe, em Roma
O cineasta italiano Dino Risi, que morreu no sábado aos 91 anos, foi homenageado hoje (9) por parentes e colegas de profissão em uma cerimônia laica realizada na Casa do Cinema de Roma.
Risi foi um dos grandes mestres da comédia italiana dos anos 1950 e 1960.
A cerimônia começou com a execução ao piano, por Armando Trovajoli, de um trecho da trilha sonora de "Perfume de Mulher" (Profumo di donna, no original) filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1975.
A homenagem terminou com as palavras de Marco, um dos dois filhos de Risi e que também é diretor, que destacou não ter certeza se seu pai se sentiria confortável com tantos "discursos cheios de emoção", caso estivesse presente.
"Com certeza diria: 'Se eu estivesse na casa de vocês, eu iria para a minha'. Obrigado a todos", acrescentou Marco Risi.
Compareceram à cerimônia os diretores italianos Ettore Scola, Mario Monicelli, Paolo Sorrentino e Paolo Virzi; o roteirista Vicenzo Cerami; e os atores Sergio Catellito, Paolo Villaggio, Valerio Mastandrea e Ornella Muti.
"Aquele que sabe viver" (1962) é certamente um dos filmes mais famosos de Risi, considerado por muitos como um marco do cinema italiano e protagonizado por seu ator preferido, Vittorio Gassman, ao qual se unem títulos como "I mostri" (1963) e "Poveri ma belli" (1956).

Nenhum comentário: