terça-feira, 10 de junho de 2008

Nikkeis ganham canal de programação japonesa em português

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u410948.shtml
da Folha Online
Começam no próximo dia 18, no canal 150 da Sky, as transmissões da emissora JBN TV (Japão Brasil Network), a primeira destinada aos nikkeis que vivem no Brasil. Segundo o diretor-executivo do canal, Yuquio Miasiro, a maior parte da programação será feita no Japão e dublada ou legendada em português. O lançamento acontece no dia em que se comemora o centenário da chegada do primeiro navio com imigrantes japoneses no Brasil.
Para Miasiro, o canal "vem suprir uma carência da comunidade". Hoje, o único similar voltado para os nikkeis seria o NHK (rede estatal japonesa), também transmitido em TVs a cabo. "Só que eles [da NHK] têm a programação no fuso horário japonês, ou seja, o que é bom passa à noite. Nós operaremos no horário de Brasília, com uma variedade maior de atrações."
Miasiro conta que o projeto de criar o canal é anterior às comemorações pelo centenário, mas é que oportuno que o ano cem da imigração seja o ano zero da TV. De acordo com o executivo, a JBN tem estrutura de captação e de transmissão instalada no bairro do Campo Belo (zona sul de São Paulo). No Japão, o objetivo é dar destaque à vida dos dekasseguis.
Ele afirma que haverá programação 24 horas por dia e que o canal não é transitório, pois atende não apenas os nikkeis mas também os brasileiros simpatizantes da cultura oriental.
De acordo com a JBN, os programas terão assuntos como o mundo corporativo; a vida dos dekasseguis; os fatos históricos do Japão e dos japoneses no Brasil; a culinária japonesa; o seicho-no-ie; e os elementos pop como animes. Haverá espaço também para shows feitos pelo público de diferentes províncias do Japão.

Nenhum comentário: