domingo, 22 de junho de 2008

Oscar muda regras para categoria filme estrangeiro


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL608234-7086,00.html
A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (20) novas regras para as categorias melhor filme estrangeiro e melhor canção original. Com isso, o Oscar pretende se tornar mais inclusivo em relação às produções estrangeiras e mais competitivo para as canções.
Na categoria filme estrangeiro, este ano, filmes elogiados pelos críticos, tais como o romeno "4 meses, 3 semanas, 2 dias" e a animação francesa "Persépolis", foram excluídos das indicações. No futuro, um comitê executivo será responsável por retificar omissões graves, acrescentando três filmes a uma lista de seis. Como foi realizado nos últimos dois anos, um outro comitê então vai reduzir os indicados a cinco filmes.
"Estava muito orgulhoso de nossos cinco indicados, mas fiquei preocupado com aqueles que excluímos", disse Mark Johnson, diretor do comitê de filmes estrangeiros da Academia.
Nos últimos dois anos, "Dreamgirls" (2006) e "Encantada" (2007) dominaram a competição de canções originais com três indicações cada, mas nenhum dos dois levou a estatueta. A nova regra da Academia estipula que apenas duas faixas por filme podem receber indicações.
As indicações do Oscar 2009 serão anunciadas dia 22 de janeiro, e a premiação vai acontecer em 22 de fevereiro.

Nenhum comentário: