domingo, 22 de junho de 2008

Filme sobre a 1ª Guerra Mundial vai abrir Festival de Toronto


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL604679-7084,00.html
Uma história baseada na sangrenta guerra de trincheiras da 1ª Guerra Mundial vai abrir o Festival Internacional de Cinema de Toronto deste ano. Os organizadores do festival disseram na terça-feira (17) que "Passchendaele", estrelado e dirigido por Paul Gross, narra a história de um soldado canadense ferido que retorna aos campos de batalhas de Ypres após seu irmão se alistar para lutar. O avô de Gross foi veterano da 1ª Guerra Mundial.
"É um filme bastante instigante e comovente", disse o co-diretor do Festival de Toronto, Cameron Bailey. "Boa parte do filme é um romance pastoral, mas então o espectador mergulha no inferno das trincheiras da 1ª Guerra Mundial. É um filme grandioso, abrangente, épico."
Mais de 15 mil soldados canadenses foram mortos ou feridos na batalha de Passchendaele, em 1917, lutando em condições que se tornaram sinônimas dos piores momentos de uma sangrenta guerra de atritos.
As chuvas pesadas converteram todo o campo de batalha num lodaçal, e os canadenses passavam de uma cratera de morteiros a outra, sob fogo intenso. Após a batalha, nove soldados receberam a Cruz Victoria, a mais cobiçada medalha militar canadense.
O Festival de Cinema de Toronto, que rivaliza com os de Veneza e de Cannes pelo título de maior do mundo, tradicionalmente é aberto com um filme canadense. Este ano o festival vai acontecer entre 4 e 13 de setembro.

Nenhum comentário: