sexta-feira, 6 de junho de 2008

Processo criativo de Caetano Veloso poderá ser acompanhado pela internet

MÔNICA BERGAMO Colunista da Folha de S.Paulo
MIGUEL ARCANJO PRADO da Folha Online
O pesquisador musical Hermano Vianna teve a idéia de transformar a criação do novo disco de Caetano Veloso, "Transamba", no hotsite "Obra em Progresso", nome homônimo à série de shows que o cantor faz no Vivo Rio, no Rio, às quartas-feiras.
Rafael Andrade/Folha Imagem
Processo criativo do novo disco de Caetano Veloso ficará exposto em hotsite
Na página (http://www.obraemprogresso.com.br/), que tem layout de Toni Vanzolini, o internauta vai poder acompanhar, passo a passo, as novas composições, arranjos e idéias do artista para seu novo CD. Caetano deve entrar em estúdio em outubro e o disco deve ser lançado no fim do ano.
O endereço traz vídeos de entrevistas com o compositor baiano, dirigidos por Vanzolini. Também serão postados trechos da série de shows que Caetano vem fazendo no Rio, nos quais conta com convidados como Moreno Veloso e Davi Moraes. A convidada de hoje é a cantora Tereza Cristina. "A Tereza é uma dessas figuras que apareceram [...] cantando samba. A Mariana Aydar é mais uma linha Elis [Regina]. A Roberta Sá [veio] numa linha mais Maria [Monte], que é mais Gal [Costa]. No meio de tudo isso, a Teresa Cristina é uma menina que apareceu dentro do samba carioca. É uma espécie de reserva indígena [...]. Ela veio com essa pureza do contato direto com o samba e sambistas autênticos, do ambiente do samba carioca", conta Caetano, em um dos vídeos do hotsite.
Tereza Cristina gravou "Gema", samba que Caetano fez "para [Maria] Bethânia cantar". Segundo ele, a música tem a sonoridade de seu novo álbum.
Caetano Veloso diz que o projeto nasceu do desejo de permanecer mais tempo no Rio. "Queria fazer um show toda semana e me veio a idéia de compor canções para tocar com a Banda Cê", revela.
O projeto "Obra em Progresso" consiste num total de oito shows que darão origem ao disco. A cada apresentação, o músico testa novas composições no repertório. Ele é acompanhado pelo trio Marcelo Callado (bateria), Pedro Sá (guitarra) e Ricardo Dias Gomes (baixo e teclados), que formam a Banda Cê.
A série de concertos estreou no dia 7 de maio e vai até o fim deste mês, no Vivo Rio, no Rio, sempre às quartas-feiras. Saiba mais

Nenhum comentário: