quarta-feira, 30 de julho de 2008

Em "O Eclipse", Jandira Martini dá vida à atriz Eleonora Duse


Fonte: http://guia.folha.com.br/teatro/ult10053u426292.shtml
"Brecht dizia que se você não consegue entreter a platéia, não está fazendo arte", afirma o comediante Jô Soares, que dirige a peça "O Eclipse", em temporada no teatro Jaraguá até dia 26 de outubro.
Os limites entre arte e entretenimento é uma das questões centrais do texto escrito pela atriz Jandira Martini: um encontro fictício entre dois personagens históricos, a diva italiana Eleonora Duse (1858-1924) e o empresário Francisco Serrador (1872-1941), que inaugurou o primeiro cinema de São Paulo.
A peça acontece durante a passagem de Eleonora Duse por São Paulo, em 1907. Na galeria do hotel, a diva (interpretada por Jandira) conversa com Pietro (Roney Facchini), um cozinheiro imigrante, e com Serrador (Maurício Guilherme).
"O teatro mudou, e muito, por causa do cinema. O teatro acaba sempre mudando. Já morreu por causa do cinema, já morreu por causa da televisão, morreu por causa do vídeo e do DVD, mas continua. Quis fazer nesse texto uma homenagem a essa gente que continua", diz a atriz.

Nenhum comentário: