quarta-feira, 16 de julho de 2008

Oficina de Iniciação Teatral

Quem tem interesse de fazer teatro? Confiram o recado da Cia. Quarto dos Sátiros, de Recife:
Ninguém aqui quer saber se você é tímido(a), nunca pisou num palco ou é menos expressivo(a) que boneco(a) de vitrine de loja! Não nos importamos nem um pouco!
Nós da Cia. Quarto dos Sátiros queremos exatamente você para participar da nossa Oficina de Iniciação Teatral.
E depois disso, tudo irá mudar...
Teatro jogo e Cia. de Improvizzo Quarto dos Sátiros
Criadas por Robert Cascalho e Yvon Leduc em 1977 na cidade de Quebéc – CAN, as Ligas Nacionais de Improvisação (LNI) revolucionaram a prática teatral atual resgatando esta arte como a arte do ator. No teatro jogo o ator e o público passam a comungar juntos do espetáculo e os dois tornam-se autores da respectiva obra. A expressão “fazer para” é substituída pelo “fazer com” o público.
No Brasil, a prática teve como precursor o professor da Universidade Federal de
Pernambuco, Paulo Michelotto, que criou o grupo de improvisação D´IG – D’Improvizzo Gang. Sua técnica dá ao teatro jogo novas possibilidades, extraindo dele seu caráter competitivo, presente nas LNI, e agregando-lhe modalidades e a sistematizando metodologicamente a transmissão desta técnica. A ação desenvolvida na D´IG consiste na apresentação de esquetes criados por seu elenco, fruto de temas sugeridos pelo público durante o espetáculo. Objetos de cena e até mesmo personagens podem ser representados por voluntários retirados da platéia.
A Cia. de Improvizzo Quarto dos Sátiros nasce de um núcleo de estudos da D´IG, coordenado por Rafael Barreiros. Ela objetiva, além de atingir públicos diversos (indo de atores a profissionais da área de saúde), também socializar o resultado de sua investigação teatral, proporcionando a aproximação de pessoas por meio da arte-educação e de sua prática artística. A cia. é composta atualmente de três núcleos de pesquisa: Improvizzo, Estudo do movimento e Mímica e Clown.
E essa oficina, hein?
O objetivo maior da Oficina de Iniciação Teatral “O teatro Jogo” é disseminar o teatro de forma que esta atividade seja de fácil acesso para qualquer pessoa que se disponha a brincar. O jogo é o veículo escolhido para que haja encontro. Encontro, aliás, é o sentido maior do fazer teatral e ele é enaltecido em todas as partes da evolução da oficina.
O processo terá três grandes motes que serão trabalhados de forma simultânea a cada aula. O primeiro deles é o da instrumentação do aluno, no exercício da voz, expressividade e mímica.
O segundo, que trata do resgate da ludicidade, trabalhará jogos dialogando com a metodologia de Viola Spolin, estudiosa responsável pela pesquisa relacionada à pedagogia do teatro para os mais diversos espaços de ensino. O processo certifica que o teatro nada tem a ver com talento e que qualquer pessoa pode aprender a atuar. O estudo desenvolvido por ela baseia-se na premissa de que de forma lúdica, as habilidades necessárias para o jogo desenvolvem-se com mais facilidade. E os jogos propostos, evidentemente, são jogos que ampliam habilidades teatrais.
E o terceiro é o trabalho de improvizzo, que culminará no resultado final da oficina; um esquete fruto das diversas cenas desenvolvidas. A técnica exercitará a clareza da execução teatral, a prontidão, tensão criativa e a relação de troca com o público, ressaltando, finalmente, o encontro com a platéia como maior sustentação do teatro.
Ministrante
Rafael Barreiros é integrante do Cia. De Improvizzo Quarto dos Sátiros, nascida a partir da do Núcleo de Estudos em Clown que coordenava na D’improvizzo Gang.
Participou junto a Cia. representando Pernambuco nos eventos da 2ª Quarentena de Arte Contemporânea – Açúcar Invertido2 / NEW YORK, no 55º Encontro Nacional da SBPC e no 3° Quarentena da Sociedade Artística Açúcar Invertido em Paris-FRA,2005 nas comemorações do ano do Brasil na França.
É também coordenador cênico do projeto de doutores palhaços, Palhaçoterapia – UPE e coordenou o projeto de doutores palhaços, Humor e Alegria CTQ-HR (Centro de Terapia de Queimados do Hospital da RestauraçãoPE).
Em sua formação constam vivências com Luciano Bertoluzzi – SP, Cristiane Paoli Quito – SP, Jesser de Souza, Grupo LUME – Campinas(SP), Palhaço Tomate – Argentina, Joice Aglae – UFBA (BA), Roberto Colores – Uruguai, Avner – EUA e Paulo Michelotto – UFPE (PE). É arte-educador, graduado no curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco.
Quando?: De 04 de Agosto a 15 de Dezembro. Apenas às Segundas-Feiras.
Horário?: Das 19:00 às 22:00.
Onde?: No espaço da Compassos Cia. de Dança - Recife Antigo, Rua da Moeda.
Contatos: 87793680 / e-mail: iniciacaoteatral_qs@hotmail.com
comunidade: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=60604901
Duração:
60 horas
Valor da Oficina:
5 parcelas de R$50,00 com matrícula inclusa! (Se trouxer um amigo a oficina, ganha 20% de desconto!!!)
Caso o inscrito traga um participante para a oficina, recebe automáticos 20% de desconto e passa a pagar R$ 40,00 nas parcelas.
N° de participantes:
Máximo de 30 participantes
Contatos:
Rafael Barreiros: 8836 – 5010 (rafbarreiros@hotmail.com)
Amanda Virgínia Torres: 8779 – 9031 (ynorenoi@hotmail.com)
e-mail: iniciacaoteatral_qs@hotmail.com

Nenhum comentário: