quinta-feira, 24 de julho de 2008

"Beethoven" revela músico abençoado pelo talento e atormentado por demônios


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u394825.shtml
Quem foi Beethoven, o compositor que há mais de 150 anos ocupa posição central no altar da música clássica ocidental? Ludwig van Beethoven foi um gênio musical. E muito mais do que isso.
Foi também o filho de uma família autoritária. O homem atormentado por problemas pessoais, incapaz de estabelecer relações estáveis com as mulheres. O músico que, mesmo vítima de uma surdez progressiva e incurável, recusou-se a parar de criar.
A trajetória contraditória e complexa de Beethoven, o desenvolvimento de seu gênio criativo, suas fraquezas e imperfeições, e sua luta para continuar criando após a surdez são retratados na biografia "Beethoven", da editora Objetiva, à venda na Livraria da Folha.
Extravagante e amante inveterado.
O leitor descobrirá que Beethoven era um homem extravagante. Era amante de várias mulheres, a maioria delas casadas, mas nunca conseguiu manter um relacionamento duradouro em toda sua vida. Consagrado, vendia peças musicais para aristocratas antes mesmo de tê-las composto. E, apesar de brilhantemente inteligente, era incapaz de conter acessos crônicos de raiva.
A criação das principais obras de Beethoven é narrada paralelamente ao desenrolar dos fatos de sua vida. Um dos pontos altos do livro é justamente a descrição das estratégias que Beethoven desenvolveu para continuar a escrever música durante o processo de perda da audição.
Do nascimento aos últimos momentos, "Beethoven" apresenta o retrato de um homem fascinante, abençoado por um talento musical fora do comum e amaldiçoado por demônios complexos.
Sobre o autor
O livro é escrito por Edmund Morris, aclamado autor de três biografias best-sellers (incluindo "The Rise of Theodore Roosevelt", vencedora do Prêmio Pulitzer) e estudioso da vida e da obra de Beethoven há quase 50 anos.
Pianista, o autor demonstra a rara habilidade de falar sobre as complexidades da música de Beethoven sem cair em tecnicismos, conseguindo "traduzir" em palavras a grandeza da obra de Beethoven. Quem ganha é o leitor.
"Beethoven"
Autor: Edmund Morris
Editora: Objetiva
Páginas: 288
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800 140090 e na Livraria da Folha

Nenhum comentário: