sexta-feira, 11 de julho de 2008

Secretaria de São Paulo afasta maestro Roberto Minczuk de festival

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u420952.shtml
A Secretaria de Estado da Cultura decidiu pela substituição do maestro Roberto Minczuk, 41, na direção artística do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Conforme apurou a Folha, o 40º Festival, em 2009, terá um outro titular, cujo nome ainda não está definido.
Minczuk é um dos principais nomes da música erudita brasileira. Diretor artístico e regente titular da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é o diretor musical da Filarmônica de Calgary, Canadá. Também foi, entre 1997 e 2005, regente-adjunto da Osesp (Sinfônica do Estado). É diretor artístico do Festival de Campos desde 2004.
Com a recente indicação de Henrique Autran Dourado como diretor do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, o processo de afastamento dos principais nomes estaduais na área da música erudita se completa com a próxima saída de Clodoaldo Medina, diretor executivo do festival de Campos e da ULM (Universidade Livre de Música/Centro de Estudos Musicais Tom Jobim). Também deixarão suas funções Arcádio Minczuk (irmão de Roberto), diretor pedagógico da ULM e do festival, e Aída Machado, coordenadora pedagógica na instituição.
Conselho
Em princípio, a substituição de todos esses nomes só poderia ser decidida pelo conselho da OS (Organização Social) a que pertencem. Por essa forma de estruturação dos serviços públicos, são os conselheiros da OS que contratam e descontratam seus dirigentes.
No caso da ULM, à qual também está subordinado o Festival de Campos, nove dos 11 conselheiros foram substituídos no início da gestão do secretário da Cultura, João Sayad. Esses conselheiros precisam formalizar a saída de Minczuk.
A independência de gestão já havia sido colocada em xeque pelo recente anúncio de que o maestro John Neschling não teria renovado o seu contrato de diretor artístico da Osesp a partir do final de 2010. A Fundação Osesp é a mais prestigiosa e de maior orçamento. Se ela se tornou vulnerável, as demais não teriam como resistir às decisões do secretário.
Orquestras juvenis
A Folha apurou que Sayad e seus assessores têm evocado o exemplo de excelência de "El Sistema", rede de educação musical da Venezuela, fundada em 1975 pelo maestro José Antonio Abreu e que multiplicou pelo país grandes orquestras sinfônicas juvenis.
Não está claro, no entanto, de que maneira Minczuk e seu grupo estariam em contradição com esse projeto ambicioso.

Nenhum comentário: