quarta-feira, 30 de julho de 2008

SuperHeroCon 2008 reúne mais de 10 mil pessoas (Mais Fotos do evento)






















































Fonte: http://pe360graus.globo.com/diversao360/matLer.asp?newsId=134871
Mais de 10 mil pessoas em dois dias de evento. Esse foi o público total do Superherocon, convenção de cultura pop japonesa que se encerrou neste domingo (27), no Centro de Convenções da UFPE, no Recife. Fãs de animes e mangás vindos de várias cidades, alguns de outros estados, prestigiaram uma das mais animadas festas do gênero do Nordeste.
Se no primeiro dia havia muitos fãs fantasiados de seus personagens favoritos do universo dos animes, neste domingo os cosplayers se multiplicaram. Meninos, meninas, jovens e até idosos aproveitaram para representar os personagens das séries.
O aposentado Dário Wanderley participa da brincadeira há dois anos. Ele se vestiu de Sarotobi (mais conhecido como Terceiro Hokage), um líder ninja do anime Naruto. “Meus filhos gostam muito e eu entrei na brincadeira”, disse o cosplayer.
Mas quem acha que os cosplayers são versões carnavalescas de super-heróis japoneses, os fãs dão o recado: “Além do pessoal se vestir, também representa, se transforma no herói ou heroína”, explicou o estudante Thiago Gomes, que acompanhou os dois dias do evento.
SHOW TEATRAL
Não basta se vestir igual, é preciso ser igual. Essa é a filosofia dos cosplayers, que, para concorrer a uma moto, ensaiaram um verdadeiro show teatral. Alguns grupos encenavam passagens marcantes de animes, outros criavam situações novas para tentar convencer os jurados de que quem estava no palco não era uma simples fantasia, mas sim um herói encarnado.
Nesse sentido, os destaques ficaram para as apresentações de cosplayers de games. Representações de jogos famosos como Mortal Kombat e Final Fantasy VI fizeram os fãs vibrarem com as situações criadas pelos fãs artistas. Na categoria individual, destaque para os fãs de Naruto – alguns dos mais presentes.
Quem roubou a cena no concurso, porém, não foi um herói japonês, mas sim mexicano: Seu Madruga, do Chaves. O carisma do personagem contagiou a platéia, que aplaudiu de pé as caretas e bordões do ‘cosplayer’.
Inovação ainda maior se viu no concurso de cosplayer livre. Nele, qualquer pessoa, com qualquer roupa, poderia participar. E nessa categoria, ninguém fez o público vibrar tanto quanto o grupo que encenou uma paródia do filme Tropa de Elite. O texto bem humorado agradou em cheio a multidão que presenciava o festival no teatro da UFPE.
No final, o ganhador da moto novinha foi um paraibano, fantasiado de Irvine, personagem do game de Final Fantasy VIII.
DO LADO DE FORA...
Do lado de fora, mais fantasiados chamavam a atenção do público. Entre eles, um super-herói inédito: o Capitão Brasil. “Sempre me vestia de Darth Vader [Guerra nas Estrelas], mas decidi mudar. A idéia era fazer uma fantasia de Capitão América, mas preferi ser patriota”, contou João Paulo, a identidade secreta do herói.
“Tenho muitos poderes. Fome, desemprego, miséria. Na verdade, o fato de viver com todos esses problemas e mesmo assim sobreviver torna o brasileiro um super-herói”, completou João, que prometeu para o próximo ano uma fantasia do Capitão Pernambuco.
da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: