quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MTV muda público alvo e investe em programas de 15 minutos

Carol Ribeiro perde programa sobre namoro e ganha outro em que vai falar sobre tendências
João Gordo terá programa diário em que vai falar sobre música

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u492382.shtml

A programação da MTV Brasil vai passar por mais uma reformulação em 2009. Ancorada em experiências bem-sucedidas de 2008, a emissora decidiu investir em programas de curta duração e nos telespectadores com idade entre 18 e 35 anos.
De acordo com a diretora de programação da MTV, Cris Lobo, a imagem "adolescente" da emissora foi reforçada nos últimos anos especialmente por programas de namoro, como "Beija Sapo", apresentado em 2007 por Daniella Cicarelli. 
Para reverter a imagem, uma das primeiras providências deste ano foi eliminar atrações como "A Fila Anda", apresentado pela modelo Carol Ribeiro. 
"A ideia é que a gente invista mais em programas voltados para um público que vai de 18 a 35 anos", afirmou Cris à Folha Online. 
Apesar do fim do programa, a emissora não pretende descartar Carol Ribeiro, cujo desempenho em frente às câmeras foi aprovado pela direção de MTV. Ela vai apresentar um programa de tendências, ainda sem nome. 
Outra medida que deve subir a idade dos telespectadores da MTV é a produção de documentários e inserções de caráter político e social. 
"Um dos exemplos é a transmissão da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama", afirmou Cris. "Cobriremos ainda mais política e temas ligados à sustentabilidade." 
15 minutos 
Mas a principal aposta da emissora será os programas de curta duração. Empolgados com a boa audiência de "15 minutos" e "Fudêncio e Seus Amigos" --ambos com 15 minutos--, a MTV vai criar outras quatro atrações com esse mesmo tempo de duração. 
Um deles, batizado de "Furo", ficará a cargo de Dani Calabresa, que se destacou em 2008 no programa "Quinta Categoria", apresentado por Marcos Mion e Cazé Peçanha. 
O "Scrap MTV", apresentado por MariMoon, também será reformulado. A atração vai perder metade do tempo e também terá 15 minutos. "MariMoon vai sair mais dos estúdios para entrevistar e produzir reportagens na rua", afirmou a diretora de programação.
Música 
Os outros dois programas de 15 minutos serão voltados exclusivamente para música, outra característica da "nova" MTV. "Aumentaremos o número de programas sobre música, enquanto os videoclipes avançarão até as 17h", disse Cris. 
Um desses programas ficará sob a responsabilidade de João Gordo. Sai da grade o game "Fundão MTV" e entra o diário "Gordo Musical", em que ele vai falar tudo o que pensa sobre música. Já o semanal "Gordo Visita" continua na programação. 
Outra novidade para 2009 será o "Coluna MTV". Também de curta duração, ele terá como missão munir o telespectador de informações sobre suas bandas preferidas. "Vamos dizer tudo o que um fã precisa saber para poder dizer que conhece os Strokes, por exemplo", afirmou Cris. 
Ao todo, serão 15 novos programas em 2009. A mudança do público alvo é a maior guinada da MTV desde que ela decidiu, em 2007, diminuir a veiculação de clipes. Como a tática não deu certo, a missão agora é aumentar a dosagem de música, mas cuidar para que o público não seja formado apenas por adolescentes.

Nenhum comentário: