Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u486650.shtml
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que promove a premiação do Oscar, lançou oficialmente nesta terça-feira (6) seu novo site. No endereço, mais do que informações institucionais sobre a academia, o visitante poderá encontrar curiosidades, exibições e dados históricos sobre o mais celebrado prêmio da indústria de cinema norte-americana, além, é claro, dos próprios filmes e artistas prestigiados em suas edições.
O internauta pode, por exemplo, ouvir gravações com os agradecimentos de artistas premiados ao receberem a estatueta. Pode também saber como eram confeccionados os antigos cartazes artesanais que anunciavam os lançamentos nas salas de Nova York. Assistir um pedaço das exibições exclusivas da academia é outra das novidades.
Tudo isso está agora em um único endereço, o oscars.org, que pretende assim receber todo tipo de fã da sétima arte. "É para quase todo mundo com um interesse em filmes", afirma Ric Robertson, executivo da Academia. "Dependendo do nível de interesse, há alguma coisa lá para todo mundo", diz.
O site, no entanto, não atende apenas a fãs, mas também a cineastas, aspirantes e pesquisadores. Esses visitantes podem aprender mais sobre os vastos arquivos de filmes e roteiros da academia (ambos abertos ao público na sede), descobrir programas educacionais para jovens realizadores, e dar uma olhada nas obras de arte das próximas exibições da academia --no momento, está disponível parte de uma coleção de desenhos e manuuscritos do diretor italiano Federico Fellini.
Um recurso inovador é a possibilidade conhecer as pessoas que votam no Oscar em vídeo. Há também um link para um canal do Oscar no YouTube. O internauta pode ainda se inscrever para receber perguntas diárias sobre o Oscar até o dia 22 de fevereiro, data da solenidade neste ano.
Página especial traz trechos de "The Book of Dreams" de Federico Fellini, coleção de desenhos e manuscritos dos sonhos do diretor italiano, feita entre as décadas de 60 e 90; site traz parte da exibição de Los Angeles
"A Academy Awards é esse maravilhoso, enorme fenômeno, e você vai custar a encontrar qualquer um que não saiba do que se trata", diz Robertson. "De certo modo, isso torna difícil para nós fazer o mundo saber todas as outras coisas que a academia faz", completa o executivo.
O site foi desenvolvido durante oito meses e o maior objetivo foi informar sobre os eventos do ano, como forma de estimular a apreciação de filmes, por parte dos fãs e dos próprios cineastas. "Nós realmente servimos a públicos muito distintos: a comunidade de pesquisa, jornalistas e a indústria", diz Robertson.
"Mas a academia é também uma organização incrivelmente dinâmica dedicada a filmes, e tem uma quantidade inacreditável [deles] para oferecer para aqueles que simplesmente amam filmes", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário