terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Atriz francesa Isabelle Huppert presidirá o júri do 62º Festival de Cannes


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u485350.shtml

A atriz francesa Isabelle Huppert presidirá o júri do 62º Festival Internacional de Cannes, no qual levou duas vezes a Palma de Ouro de melhor interpretação feminina, e que será realizado de 13 a 24 de maio próximo, anunciaram os organizadores nesta sexta-feira (2).
"Estou muito feliz e orgulhosa. A minha história com Cannes é antiga e isto selará definitivamente meu amor pelo festival e pelo cinema mundial", afirmou a atriz, de 55 anos, citada em comunicado. 
"Cannes é a porta de entrada de todas a novas ideias do mundo. Ser uma espectadora privilegiada me entusiasma", acrescentou Huppert, que ingressará, assim, no seleto clube de mulheres que presidiram o famoso festival, a exemplo de Liv Ullmann, Jeanne Moreau e Françoise Sagan. 
Thierry Frémaux, delegado-geral do festival presidido por Gilles Jacob, explicou à France Presse que, com esta decisão, quis "prestar homenagem a alguém que põe a popularidade como atriz a serviço do cinema, que se compromete com os jovens realizadores e a quem os cineastas estrangeiros admiram". 
"Habituée" do festival, do qual já foi membro do júri e mestre de cerimônia, Huppert levou o prêmio de melhor atriz em Cannes em duas oportunidades: a primeira, em 1978, pela interpretação de uma parricida no filme "Violette Nozière" de Claude Chabrol e, a segunda, em 2001, pelo papel como professora de piano em "A Pianista" de Michael Haneke. 
Isabelle nasceu em Paris, filha do engenheiro Raymond Huppert e da professora de inglês Annick Huppert, possuindo filmografia extensa, marcada por interpretações inesquecíveis e colaborações com grandes diretores. 
Estudou arte dramática nos conservatórios de Versalhes e Paris, estreando no teatro no final da década de 60; nos anos 70 começou no cinema com pequenos papéis em "Faustine et le bel été" (1971), "Le Bar de la fourche", (1972). 
Durante os anos 80 e 90 foi dirigida por cineastas famosos como Jean-Luc Godard, Marco Ferreri, Claude Chabrol e Andrzej Wajda. 
Em 2002, somou-se a um grupo de sete atrizes francesas famosas no filme "Oito Mulheres" dirigido por François Ozon. 
Em 2004 realizou "Estranhas Aparências" juntamente com Dustin Hoffman e Jude Law. Em 2005 foi premiada em Berlim por seu filme Gabrielle.

Nenhum comentário: