terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Recontagem de público de cinema mudará bilheteria oficial do ano

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u488899.shtml

A distribuidora Columbia, que tem quatro títulos entre os dez mais vistos do programa "Vá ao Cinema", incluindo o líder -- "O Guerreiro Didi e a Ninja Lili" (365,8 mil espectadores)-- informou à Ancine (Agência Nacional do Cinema) que recontará o público de todos os filmes participantes do programa, para incluir nos dados o número de espectadores alcançados por ele. 
A atitude da Columbia deverá ser seguida por outros distribuidores, resultando na mudança do número oficial de espectadores do filme brasileiro em 2008, cálculo a que a Ancine chegou na sexta-feira passada (9) -8,7 milhões. 
Para a recontagem, a distribuidora terá que ter acesso aos dados de público de cada um dos cinemas participantes do programa nas cem cidades do interior paulista em que ele foi realizado. 
A estimativa do diretor da Columbia, Rodrigo Saturnino Braga, é que parte do público do programa "Vá ao Cinema" já tenha sido contabilizada na estatística oficial do ano, porque a empresa não realiza aluguel a "preço fixo" para praças em que o filme seja inédito. 
Como alguns dos títulos da Columbia exibidos no "Vá ao Cinema" estrearam em determinadas cidades participando da promoção, os espectadores obtidos nessa condição foram contabilizados.

Nenhum comentário: