segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Gael García Bernal está com "Rudo y Cursi" em Sundanc


Fonte: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE50I08W20090119

PARK CITY, Utah (Reuters) - O novo filme do ator Gael García Bernal, "Rudo y Cursi", já é a quinta maior bilheteria nacional da história no México e prepara-se para ser lançado nos EUA nos próximos meses, depois de ser comprado no Festival de Cinema Sundance.
Trata-se da primeira produção da Cha Cha Cha, empresa formada pelos diretores mexicanos Guillermo del Toro, Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu. Agora o irmão de Cuarón, Carlos, juntou-se ao trio como diretor, estreando com "Rudo y Cursi" (o título significa algo como "durão e brega").
Falado em espanhol e com roteiro também de Carlos Cuarón, o filme conta a história de dois irmãos, jogadores de futebol talentosos (Gael García Bernal e Diego Luna) que são tirados de seu vilarejo para jogar nos maiores times mexicanos.
O filme reúne García Bernal, 30 anos, e Luna, 29, na tela pela primeira vez desde "E Tua Mãe Também", de 2001, que foi escrito pelos irmãos Cuarón, dirigido por Alfonso e indicado para um Oscar. Foi também esse filme que chamou a atenção do mundo a uma nova geração de talentos mexicanos.
"É um projeto feito com amigos", disse García Bernal à Reuters em Sundance, falando de sua nova colaboração com Diego Luna e a equipe da Cha Cha Cha.
"A gente se conhece bem, então pode dizer coisas diretamente, sem pudores ou mágoas. E somos muito rigorosos em nosso trabalho."
García Bernal disse que "Rudo y Cursi" - que está em cartaz no México há um mês e será lançado na América do Norte pela Sony Pictures Classics - foi um desafio raro para ele, porque seus personagens são tão complexos.
"O que eu posso tirar do filme - porque cada pessoa pode tirar algo diferente - é que é uma história sobre a fragilidade do sucesso, como é perigoso, e como é preciso tratar o sucesso com responsabilidade", disse ele. Os fundadores do Cha Cha Cha estiveram entre as pessoas mais comentadas no Oscar de 2007. "Babel", de , recebeu sete indicações ao Oscar nesse ano, ganhando a estatueta pela melhor trilha original.
"O Labirinto do Fauno", de Guillermo Del Toro, recebeu três Oscar e foi indicado para três outros, e "Filhos da Esperança", de Cuarón, recebeu três indicações.
Gael García Bernal e Diego Luna, cujos pais também trabalharam na indústria do entretenimento, também têm uma produtora que estreou em Sundance um dos filmes mais antecipados deste ano, "Sin Nombre". Sundance é o maior festival dos EUA do cinema independente.

Nenhum comentário: